12 de Julho de 2018 às 08:05

Municípios de MT debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso acontece entre quarta (11) e quinta-feira (12)

Gazeta MT

Representantes de vários municípios mato-grossenses estão reunidos em Sinop para a 13ª edição do Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso, que acontece nesta quarta (11) e quinta-feira (12). O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

Conforme explica o professor Edemar Kamchen, o objetivo dessa realização é promover diálogos em uma rede partilhada de conhecimento, com participantes conhecedores do tema e podem contribuir para a compreensão do que é a BNCC, de que forma foi construída e como está sendo implementada.

O debate também contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Adriana Tomasoni, da secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk, do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto Gonzaga Lima, e do vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Silvio Fidélis.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.