EM CUIABÁ

Defesa Civil alerta população para alguns cuidados nesse período de chuvas

População pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 3623-9633

por GazetaMT

11 de Novembro de 2018, 07h00

Defesa Civil alerta população para alguns cuidados nesse período de chuvas
Defesa Civil alerta população para alguns cuidados nesse período de chuvas

O mês de novembro está sendo marcado por fortes chuvas que geralmente começam no final da tarde, seguindo à noite até a madrugada. A Defesa Civil chama atenção da população para alguns cuidados necessários nessa época chuvosa do ano. Apesar do período tradicionalmente começar em dezembro e seguir até o mês de março, quando se compreende a estação mais quente do ano, verão, os primeiros sinais já começam a aparecer com pancadas quase todos os dias da semana.  

Para se prevenir deste tempestuoso estágio, a Defesa Civil emitiu uma série de orientações práticas e eficazes, que vão garantir uma maior tranquilidade, mesmo em dias turbulentos. É importante que as pessoas mantenham-se alertas ao menor sinal de incidentes, e acionem o socorro e procurem abrigo seguro até que o resgate chegue ao local.

O mês de outubro desse ano fechou com 140,9mm de precipitação acumulada, sendo que a média climatológica de 1981 a 2010 esperada é 114 mm conforme levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e monitorada pela Defesa Civil Municipal, tendo um aumento de 23,60%. No mesmo período de 2017, o acumulado foi de 91,6 mm de precipitação, tendo uma diminuição de 19,65% de chuvas ocorridas durante o mês.

"Num período de 90 anos, entre 1930 a 2010 a média climatológica caiu de 130,3 para 114 mm. No entanto, o acumulado de chuvas mensais aumentou. Apesar de estar acima da média, o nível de precipitação ainda não atingiu uma escala preocupante. De um ano para outro, este índice pode variar. No entanto, é preciso analisar quais fatores levaram a isso. Algum fenômeno que atuou na região, por exemplo, pode diminuir a quantidade de chuva", explicou o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer.

Diante de uma situação de iminente perigo, explica o diretor, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. "Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade," reforça Wolkmer.

O diretor também lembra que além das técnicas de proteção que sempre são passadas, com o objetivo de resguardar vidas, as pessoas precisam se conscientizar quanto aos cuidados antes dos períodos chuvosos, como o descarte incorreto do lixo, que reflete negativamente, causando grandes danos, durante e depois das chuvas.

"Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de proteção e resgate no objetivo maior, que é resguardar a vida das pessoas. E para que isso seja mantido, precisamos da colaboração de todos. Um ponto crucial é a conscientização das pessoas como mecanismo de proteção, que começa antes destes períodos considerados críticos, como não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo acaba indo para a rede de esgoto, causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial. Cada um precisa fazer sua parte para que tanto o meio ambiente e a vida sejam preservados."

As pessoas que se encontrarem expostas às situações de risco e precisarem de resgate, o primeiro contato, deve ser com o setor de urgência e emergência do Corpo de Bombeiro pelo número 193. Antes dos riscos eminentes, em casos de possíveis desmoronamentos, rachaduras, entre outros, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 3623-9633.