Em Rondonópolis

Governador inaugura 46 novos leitos de UTI para atendimento infantil na Santa Casa

Os novos leitos atenderão a demanda de 19 municípios da Região Sul do Estado

por

23 de Agosto de 2016, 10h58

Governador inaugura 46 novos leitos de UTI para atendimento infantil na Santa Casa
Governador inaugura 46 novos leitos de UTI para atendimento infantil na Santa Casa

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o secretário estadual de Saúde, João Batista, promotor de justiça Ari Madeira Costa e demais autoridades, inauguraram na manhã desta terça-feira (23), 46 novos leitos de UTI para atendimento infantil na Santa Casa de Misericórdia em Rondonópolis.

Passarão a funcionar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 8 leitos de UTI Pediátrica, mais 7 leitos de UTI Neonatal, 5 leitos neonatais de cuidado intermediário Canguru e 10 leitos de cuidado intermediário neonatal convencional e17 leitos de retaguarda pediátricos, que somados com os 10 leitos de UTI Neonatal já existentes.  O valor total do investimento  foi de R$ 3.712.693,89.

O governador destacou que esses novos leitos são uma luta de longa data da sociedade civil organizada e do Ministério Público do Estado. "Aqui está à concretização dos direitos fundamentais do cidadão por meio de dedicação, principalmente do promotor de justiça Ari Madeira. Mato Grosso em cinco anos instalou 52 UTIs, a nossa administração em um ano e sete meses, implantou 227 UTIs, é muita diferença, mas ainda existe muito a ser feito", disse Pedro Taques.

Promotor de justiça, Ari Madeira, se emocionou ao falar do resultado final após um longo processo judicial. Foto: Luan Dourado/GazetaMTDurante seu discurso o promotor Ari Madeira, afirmou que foram muitos anos de luta para concretizar esse processo, e que a viabilização da estrutura física desses novos serviços de saúde foi possível graças aos recursos bloqueados da conta do Estado de Mato Grosso através de ação judicial ingressada pelo Ministério Público do Estado. O promotor de emocionou ao falar do resultado final.

"Quando se fala de criança, o sentimento é muito forte principalmente quando se  é mãe ou pai. A primeira vez que chorei foi quando minha filha foi medicada por agulhas que não eram apropriadas para a idade dela. Aproveitando a oportunidade gostaria de deixar uma mensagens para a sociedade rondononpolitana,  cuidado com quem escolhemos para governar nosso Estado ou Município", finalizou o promotor.

 Psicanalista fala da emoção de ter o filho nos braços após ter ficado 50 dias na UTI quando nasceu. Foto: Luan Dourado/GazetaMTRepresentando todas as mães de crianças que necessitam deste serviço, a psicanalista Daniela Barea falou sobre os 50 dias que o filho de dois anos necessitou ficar internado na UTI.   "A UTI é de extrema importância para o bebê prematuro, podendo vir a obtido em alguns casos. Estou feliz por saber que outras mães terão a felicidade de ter seus filhos nos braços como eu tenho o meu hoje", contou Daniela.

 

A Santa Casa foi escolhida para receber esse novo serviço devido ao espaço físico de 2.100 metros quadrados que ofertou para dar lugar aos novos leitos e à disponibilidade de profissionais da área de pediatria. A equipe de enfermagem contará com mais de 60 profissionais entre enfermeiros e técnicos, fonoaudiólogos, além de três equipes de médicos e fisioterapeutas.

A UTI Pediátrica funcionará ao lado da nova ala destinada à UTI Neonatal, no 4º andar da Santa Casa. Os novos leitos atenderão a demanda de 19 municípios da Região Sul do Estado, média de 500 mil habitantes.  Vale explicar que a UTI Pediátrica atende crianças acima de 29 dias de nascido; já a UTI Neonatal, recém-nascidos com até 28 dias.