em Pedra Preta

Secretários municipais são sabatinados pela Câmara Municipal

No processo de Sabatina os secretários apresentaram seus planos de ações para aos vereadores

por GazetaMT

08 de Fevereiro de 2017, 08h00

Secretários municipais são sabatinados pela Câmara Municipal
Secretários municipais são sabatinados pela Câmara Municipal

Seis secretários da Prefeitura de Pedra Preta foram sabatinados na tarde da última segunda-feira (06). Participaram do ato os secretários de Gabinete, Administração, Finanças, Esporte, Ação Social e Limpeza. O procedimento foi a realizado na Câmara de Vereadores. 

No processo de Sabatina os secretários apresentaram seus planos de ações para aos vereadores, no qual os próprios vereadores realizam perguntas para os secretários testando a capacidade e após o procedimento vereador decide se é favorável ou não a nomeação de cada secretário. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Lenildo Augusto da Silva (PR) explicou que o procedimento segue os critérios de uma Lei criada e aprovada na gestão passada e o prazo para que esse processo seja feito nesta gestão é dia 15 de fevereiro. "A partir de agora se algum secretário pedir exonerado ou for exonerado ele precisa ser sabatinado pela Câmara", disse Lenildo.

Para o Secretário de Finanças, Fabio Jean Luzine a Lei garante um poder muito grande, pois concede ao vereador o poder de vetar a nomeação de um secretário, o que pode ocasionar um desgaste entre o Executivo e o Legislativo. "A Lei foi criada e temos que seguir, mas considero que devem ser revisto alguns pontos, pois a nomeação de secretário deve fica a cargo do Poder Executivo nomear quem deseja sem interferência da Câmara", destacou o secretário.

Na próxima segunda-feira (13/02) vão ser sabatinados os secretários de Agricultura, Obras, Educação, Saúde e Meio Ambiente.