entrada gratuita

Atrações do EmCena Brasil começam hoje no Casario

Esta é a segunda vez que a Companhia AbaréTeatro visita Rondonópolis

por

25 de Maio de 2018, 09h02

Atrações do EmCena Brasil começam hoje no Casario
Atrações do EmCena Brasil começam hoje no Casario

Começa hoje (25) em Rondonópolis e segue até sábado mais uma edição do projeto EmCena Brasil. As atrações acontecem à partir das 14h no espaço Casario. Destinadas tanto ao público infantil, quanto juvenil e adulto, as encenações serão exibidas à tarde e à noite. A entrada é gratuita.

Luciana Marques, coordenadora do projeto EmCena Brasil. Foto: Sirlei Alves/GazetaMTEsta é a segunda vez que a Companhia Abaréteatro visita Rondonópolis. Conforme Luciana Marques, coordenadora do projeto, o principal desafio é levar ao público apresentações teatrais com uma linguagem simples para cidades do interior do país. "Muitas vezes as pessoas não querem acompanhar as apresentações por medo de não entender o espetáculo. Neste sentido, reformulamos textos tradicionais para uma linguagem mais acessível", explica.

Realizado pela Companhia AbaréTeatro, por meio da Lei de Incentivo - Lei Rouanet, apoio das Prefeituras e suas respectivas Secretarias de Cultura, o projeto já atingiu um público de mais de um milhão e meio de pessoas nos 10 anos em que esteve viajando por cerca de 350 cidades brasileiras, levando arte, cultura e entretenimento gratuito para toda a família.

Ainda segundo Luciana, durante todo esse tempo de estrada, o resultado são muitas historias que ficam na memória dos integrantes do projeto. "Esses 10 anos nos proporcionou acompanhar e ouvir muitos depoimentos. Em um deles, um morador de rua da cidade de Primavera do Leste acompanhou os dois dias de apresentações e no final, agradeceu a equipe e o patrocinador pela oportunidade em assistir apresentações teatrais e oficina de dobraduras", afirmou.

Confira a programação

SEXTA-FEIRA - 25 DE MAIO

14h - A menina e o sabiá

Triste pela ausência do seu parceiro de cantoria, o sabiá Laranjeira, que fugiu da gaiola, a menina está disposta a recuperá-lo. Para isso, se embrenha pela Mata Atlântica, onde terá que decidir entre sua amizade e a liberdade e defesa das leis da natureza.

16h - Contação de histórias - A mala estampada Vítor, o tatu, está apaixonado pela gata Dinorá. Depois de encontros e desencontros, ele descobre que Dinorá só tem olhos para a televisão.

17h - Oficina de dobraduras

Ao desenvolver sua habilidade com a dobra e desdobra do papel, a criança trabalha sua concentração e memorização de maneira lúdica.

19h - Sessão Curta Brasil

Quatro curta-metragens premiados em vários festivais de cinema do país foram selecionados para serem exibidos. São filmes de animação com temática nacional, folclore, lendas e crendices populares.

20h - Circo de dois

Jirda acredita ser a maior artista de todos os tempos e conta com o apoio de Bisgoio. Gags e improvisos marcam a relação afetiva dos dois.

SÁBADO - 26 DE MAIO

15h - Teatro de mamulengos - A festa no terreiro do seu Mané Pacarú

Bonecos interagem com o público numa brincadeira contagiante.

16h - Oficina de desenho livre

Após ouvirem a contação de histórias, as crianças são convidadas a transferir sua imaginação para o papel.

17h - O reino buxólico da bruxa Serafina Chinfrim

Serafina Chinfrim está em apuros com dois palhaços atrapalhados. Para salvar seu reinado, a bruxa usa magias e poções, pois precisa fazer uma maldade.

20h - Mandrágora

Obra-prima do Renascimento italiano, a comédia de Nicolau Maquiavel satiriza a corrupção da sociedade italiana da época.