Enxugando

Prefeitura inicia reestruturação e confirma extinção de secretarias

Secretarias de Cultura, Esportes, Trânsito e Habitação serão incorporadas à outras pastas; detalhes sobre cortes e demissões saem amanhã.

por

28 de Janeiro de 2014, 01h29

Prefeitura inicia reestruturação e confirma extinção de secretarias
Prefeitura inicia reestruturação e confirma extinção de secretarias

O secretário Carlos Vanzeli disse que medidas não afetarão qualidade dos serviçosO prefeito Percival Muniz (PPS) iniciou ontem (27) o processo de reestruturação administrativa. Na prática ele retoma, através do enxugamento, o modelo de gabinetes que havia implantado no ano passado. As primeiras ações envolvem a fusão de secretarias e a extinção de vários cargos comissionados. As medidas foram anunciadas após uma reunião em que todos os secretários colocaram os cargos à disposição e se comprometeram a apoiar as medidas que visam reduzir em 30% os gastos com o custeio da máquina pública. Amanhã (29) os secretários voltarão a se reunir com o prefeito e devem apresentar relatórios detalhando outros cortes, inclusive com a demissão de servidores.

Conforme o secretário municipal de Administração, Carlos Vanzeli, até o momento já está certa a extinção das secretarias de Esporte e Cultura, que passarão a funcionar como departamentos ligados à Secretaria de Educação. A mudança permitirá a unificação dos setores administrativos, mas, conforme o secretário, não deve prejudicar as atividades ou o recebimento de recursos.

"Os servidores que hoje atuam no fomento à cultura e ao esporte continuarão com suas atividades normalmente. Em relação à Cultura o Sistema Nacional exige que o município defina um órgão gestor, que pode ser o próprio departamento", afirmou.

Também já está certa a fusão das secretarias de Transporte e Trânsito, com a de Infraestrutura, que permanecerá sob o comando de Argemiro Ferreira.

Já o secretário de Habitação, Ildo Rodrigues, deve deixar a Prefeitura para dedicar-se exclusivamente aos projetos da Igreja Assembléia de Deus. A pasta que ele ocupa terá as atividades distribuídas em outras três secretarias. O cadastro dos candidatos à casa própria será feito pela Secretaria de Ação Social, os projetos de novos residenciais ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e a fiscalização (das obras e da ocupação dos imóveis) será feita pela equipe da Secretaria de Receita - que também passará por mudança.

"Das quatro secretarias meio (Administração, Finanças, Receita e Planejamento) ficaremos com apenas duas. A ideia é otimizar os recursos e dar agilidade aos serviços. Queremos economizar de forma inteligente, melhorando o atendimento à população e a eficiência interna", revelou Vanzeli.

Outras mudanças
A Prefeitura também já decidiu pela extinção das promotorias de Novos Investimentos e de Desenvolvimento do Agronegócio. Elas são vinculadas ao Gabinete de Desenvolvimento Econômico, que pode ser extinto para dar lugar a uma nova pasta - que agregaria também as atividades da Secretaria de Meio Ambiente. No entanto, esta última mudança ainda depende de análise e só deverá ser confirmada após a reunião prevista para esta quarta-feira.

"Estas alterações serão adotadas inicialmente por medidas administrativas. Posteriormente enviaremos o projeto da reestruturação para votação na Câmara Municipal, como manda a lei. São decisões difíceis, mas que precisam ser tomadas para restabelecermos o equilíbrio financeiro da Prefeitura", ressaltou Vanzeli.