F1

Hamilton passeia, supera Fangio, vence na China e acirra briga pelo título

Massa larga bem, mas parada de box complica corrida do brasileiro

por GazetaMT

20 de Abril de 2014, 09h07

Hamilton passeia, supera Fangio, vence na China e acirra briga pelo título
Hamilton passeia, supera Fangio, vence na China e acirra briga pelo título

Se o giro pelo Ásia e Oceania no começo da temporada é um indício do que vai ser o ano, a Mercedes pode comemorar. E muito. Neste domingo, Lewis Hamilton confirmou as expectativas e, com enorme facilidade, se consagrou "imperador" da China ao vencer o GP de Xangai de Fórmula 1, a quarta vitória da equipe em quatro provas em 2014. Nico Rosberg, também da Mercedes, e Fernando Alonso, da Ferrari, completaram o pódio. Felipe Massa teve uma corrida para ser esquecida e terminou em 15º.

O inglês foi o grande nome do fim de semana na Ásia. "Sobrou" nos treinos livres, voou para conquistar a pole e bater recordes, não deu brechas para os rivais na corrida. Corrida, aliás, que rendeu mais marcas importantes em sua carreira.

LEIA MAIS
Veja como terminou o GP da China e a classificação do Mundial de Pilotos após quatro etapas
Após domínio na China, Hamilton destaca trabalho duro e elogia o carro: 'Incrível'
Em fração de segundo, Massa vai da largada espetacular a prova para esquecer na China
Surpreso com 1º pódio no ano, Alonso fala em 'sorte' após choque com Massa

Hamilton chegou a 25 vitórias, deixando o lendário Juan Manuel Fangio para trás, com 24, e igualando as marcas de Jim Clark e Niki Lauda no oitavo lugar dos maiores vencedores da história da F-1. São, ainda, três triunfos seguidos, um feito inédito na carreira do inglês.

EFEHamilton comemora dentro do carro a vitória no GP da China, sua terceira seguida em 2014Hamilton comemora dentro do carro; de ponta a ponta

Além disso, o campeão mundial de 2008 e favorito ao bi pode bater no peito e se autoproclamar "imperador" do GP da China. Afinal, ele agora é o maior vencedor da prova no país, com três conquistas (2008, 2011 e 2014) nas 11 edições da disputa chinesa. Antes, dividia o feito com Fernando Alonso, primeiro em 2005 e 2013. O único a vencer na China e se tornar campeão no mesmo ano foi justamente Hamilton. Será que a história vai se repetir?

O resultado confirma e indica um domínio da Mercedes após os GPs da Austrália, Malásia, Bahrein e China. Quatro poles, quatro vitórias, sendo três de cada uma para Hamilton. O inglês, que não pontuou na estreia na Austrália - abandonou na segunda volta com problema no motor -, só não teve o fim de semana perfeito porque seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, terminou em segundo e permaneceu na liderança do Mundial de Pilotos, com 79 pontos, quatro a mais que Hamilton.

A prova
Esqueça a emoção das brigas por posições e ultrapassagens de lá e de cá. Esqueça, ainda, os acidentes fantásticos. Isso ficou no Bahrein. Na China, a prova foi decidida pelos boxes.

O grande destaque da largada foi Felipe Massa. Largou em sexto, ultrapassou Rosberg, se chocou com Alonso, e o toque praticamente acabou com a prova do brasileiro. Ele chegou a terminar a primeira volta na quinta posição, mas parou na 11ª nos boxes. Aí, veio o "fim": mais de 50s parado, com problema para se recolocar o pneu traseiro esquerdo, possivelmente pelo choque com Alonso. Voltaria em último - 21º -, a mais de 10s de Marcus Ericsson, o penúltimo e tentaria uma prova de recuperação, que não se concretizou.

Reprodução/TwitterPoucos metros após a largada, Massa e Alonso se tocam; choque acabaria com o GP da China do brasileiroPoucos metros após a largada, Massa e Alonso se tocam; choque acabaria com o GP da China do brasileiro

Enquanto isso, Hamilton acelerava. Enquanto isso, nos boxes, com as primeiras trocas de pneus, as posições se alternavam, mas sempre com a dupla da Red Bull, Vettel e Ricciardo, o segundo homem da Mercedes, Rosberg, e o intruso da Ferrari, Fernando Alonso, entre os cinco primeiros.

Se houve um grande momento da briga por posições, ele durou por cerca de cinco voltas. Começou no fim da 22ª, quando Rosberg e Vettel travaram uma batalha alemã pela terceira posição. Melhor para o piloto da Mercedes, que ultrapassou o rival, evitou o "x" e assumiu o terceiro lugar. Em seguida, foi a vez de Vettel e Ricciardo iniciarem um duelo pelo quarto posto. O tetracampeão fechou a porta aqui e ali, mas não conseguiu segurar o "petulante" australiano, que finalmente conseguiu a bela ultrapassagem na volta 27. E voltamos para os boxes.

A partir da 33ª volta, com a segunda parada, as posições começaram a se definir. Hamilton tranquilo em primeiro. Alonso ganhou duas posições e subiu para segundo. Rosberg passou para terceiro. Ricciardo perdeu duas, assim como Vettel, respectivamente quarto e quinto colocados. Massa aparecia com uma volta atrás, em 16º.

O ritmo de Alonso era bem mais fraco que os rivais. Tanto que a ultrapassagem de Rosberg só foi questão de tempo. Sem emoção, o alemão garantiu o segundo lugar na 42ª volta. Tudo indicava que Ricciardo chegaria e roubaria a posição do espanhol. Mas o bicampeão se recuperou, não permitiu a aproximação do australiano e se garantiu no terceiro lugar, seu primeiro pódio no ano.

Depois de quatro provas na Ásia e na Oceania, a Fórmula 1 abre o seu giro pela Europa no dia 11 de maio, com a disputa do GP da Espanha.

Com Espn