FEBRE AMARELA

Secretaria de Saúde recomenda a vacinação e tem três mil doses na cidade.

Mosquito da dengue também transmite a doença

por

18 de Janeiro de 2017, 09h50

Secretaria de Saúde recomenda a vacinação e tem três mil doses na cidade.
Secretaria de Saúde recomenda a vacinação e tem três mil doses na cidade.

Já chega a 53 o número de casos confirmados de febre amarela no Estado de Minas Gerais. Os dados ressurgem e alertam a Saúde Pública em todas as regiões onde também a dengue causa mortes e leva a população a procurar as unidades de saúde para garantir imunização 

Em Rondonópolis, o Departamento de Saúde Coletiva garante que não existe nenhum caso suspeito da doença e também que a vacinação faz parte das doses de rotina aplicadas em crianças de nove meses em diante, com reforço aos 4 anos.

"A nossa preocupação é que a febre amarela, transmitida pelo mosquito haemagogus, também pode ser proliferada pelo aedes aegipty, o mesmo transmissor da dengue. Caso o vetor comum picar uma pessoa contaminada, poderá transmitir a doença. Aí vem a preocupação da Secretaria de Saúde e a recomendação para procurar uma Unidade de Saúde e providenciar a vacina", explica Geraldina Ribeiro, gerente de Saúde Coletiva.

Outra recomendação é para que o cidadão mantenha os quintais limpos e elimine qualquer foco de criação do mosquito. "Nós estamos com as equipes de agentes de endemias nas ruas fiscalizando, mas a participação de cada um é muito importante. Lembrando que em época de chuvas é muito mais fácil o acúmulo de água e a proliferação do aedes", diz Geraldina.

Quanto a vacinação, o município tem cerca de 3.000 doses disponíveis nas Unidades de Saúde e a vacina tem validade de 10 anos, lembrando que demora cerca de 30 dias para fazer efeito. A febre amarela é uma doença infecciosa, que provoca febre alta e altera as funções hepáticas e pode provocar a morte em cerca de uma semana, se não for tratada.