frutas com qualidade

Aprenda a escolher e armazenar frutas na geladeira

por GazetaMT

17 de Dezembro de 2018, 07h57

Aprenda a escolher e armazenar frutas na geladeira
Aprenda a escolher e armazenar frutas na geladeira

As frutas são alimentos que trazem saúde e disposição, sendo de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. São fontes de nutrientes essenciais ao organismo, por isso devem ser consumidas diariamente.

"A proteção que o consumo de frutas ou de legumes e verduras confere contra doenças do coração e certos tipos de câncer não se repete com intervenções de medicamentos ou suplementos que contêm os nutrientes individuais presentes", ressalta Helissa de Oliveira, analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Mas, não basta consumi-las, é preciso saber escolher frutas com boa qualidade, indica o livro Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. A publicação do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) traz informações úteis sobre diversos alimentos brasileiros e como diversificar seu uso no dia a dia. Também indica como escolher e armazenar esses alimentos, confira:

Como escolher e armazenar frutas

Abacate

Prefi­ra abacates mais ­firmes, mas não aperte a fruta para testar sua qualidade, pois poderá dani­ficá-la. O abacate maduro deve ser conservado na geladeira, e dura de 4 a 7 dias. Após cortado, deve ser consumido rapidamente.

Abacaxi

O melhor abacaxi exala aroma doce e possui estrutura sólida e fi­rme, com uma coroa de folhas fortes e brilhantes. Se a coroa for mais compacta e pequena em relação ao tamanho do fruto, indica que está bem desenvolvido. Se quer um abacaxi maduro, puxe as folhas e verifique se soltam com facilidade. Após ser descascado, fatiado ou cortado em cubos, mantenha na geladeira em recipiente fechado por 3 dias. Pode ser congelado.

Acerola

Deve estar madura, avermelhada, fi­rme e sem machucados. A acerola é uma fruta altamente perecível. Por isso, após lavar e secar cada fruta, o ideal é mantê-la no congelador. Assim pode ser conservada por até 12 meses.

Banana

Manchas marrons indicam que estão macias. Inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem servir para o preparo de bolos, tortas e doces. A dica para as bananas verdes é deixar que amadureçam em temperatura ambiente e mantê-las em lugar fresco. Não leve à geladeira ou ao congelador.

Goiaba

Escolha as goiabas com tamanho uniforme, que estejam maduras e fi­rmes, sem sinais de machucados. Conserve na geladeira por 2 a 4 dias.

Jabuticaba

Dê preferência às jabuticabas graúdas, sem rachaduras ou picadas de insetos. Guarde em saco plástico na gaveta inferior da geladeira. Conserve por 2 a 3 dias.