Gestão de produção

Dia de campo trata de manejo e produção sustentável

Evento é em estação experimental de Deciolândia para que público conheça resultados de práticas de sucesso em MT

por GazetaMT

27 de Fevereiro de 2015, 14h26

Dia de campo trata de manejo e produção sustentável
Dia de campo trata de manejo e produção sustentável

Produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos e acadêmicos de Agronomia participam, na manhã de hoje (27), da 6ª Jornada Técnica promovida pela empresa Agrodinâmica, para conhecer estratégias de produção e manejo sustentável na estação experimental da unidade. A fazenda onde ocorre o evento fica em Deciolândia, distrito de Diamantino, à margem da BR-364.

O manejo sustentável é tema da palestra do membro da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), José Eduardo de Macedo Soares Júnior, depois de experimentos feitos em sua propriedade, a fazenda Capuaba, em Lucas do Rio Verde. O agricultor é um case de sucesso quanto às práticas de sustentabilidade.

"No Cerrado, a sucessão das lavouras de soja e milho apresenta muitos problemas, como pragas, doenças, compactação do solo, coisas que, em médio prazo, podem inviabilizar a continuidade da produção dessas lavouras. O que venho propor é justamente que os produtores busquem maneiras sustentáveis para que a soja não deixe de ser cultivada na região", comentou.

Dentre as práticas, José Eduardo Soares destacou a diversidade de cultura, através da rotação de cultivares e da integração lavoura-pecuária. A plantação de gramíneas também é outra alternativa, como o milho verão, por exemplo, que favorecem a recuperação do solo. "Temos que buscar novas culturas. Para continuarmos tendo soja com produtividade, temos que tirá-la de vez em quando, para garantir a viabilidade agronômica e econômica da produção".

A introdução da cultura de cobertura, com leguminosas, por exemplo, garante o aporte necessário de matéria orgânica para continuidade da lavoura. "Isso traz nitrogênio ao solo, aumenta a biomassa e garante a diversidade de microrganismos. Enfim, possibilidade a convivência com nematoides sem perda de produtividade econômica ao solo", acrescentou.

A programação do dia de campo segue até as 16 horas, com visitas técnicas, apresentação de cultivares e demais palestras com especialistas. Analistas e supervisores de projetos da Aprosoja acompanham o evento, com estande da entidade disponível ao público.