GRAFITE

Mato Grosso tem a primeira cidade a implantar faixa de pedestre 3D

Artistas de Primavera do Leste lançaram proposta para alertar motoristas no trânsito

por GazetaMT

25 de Outubro de 2017, 15h10

Mato Grosso tem a primeira cidade a implantar faixa de pedestre 3D
Mato Grosso tem a primeira cidade a implantar faixa de pedestre 3D

Primavera do Leste é uma das cidades do Estado mato-grossense que possui uma grande frota de veículos. Por ser um município promissor, conhecido pela pujança no desenvolvimento e uma terra de oportunidades para o crescimento profissional, o número de habitantes cresce a cada dia, o que aumenta também o fluxo de veículos circulando pelas vias urbanas.

Com isso, é crescente o número de registros de acidentes no perímetro urbano, mesmo com os investimentos, realizados pelo município, na melhoria da sinalização de trânsito. Por esse motivo, diferentes alternativas tem sido aplicadas em Primavera do Leste. Uma delas, a implantação de quatro faixas 3D, nas principais avenidas da cidade, ganhou repercussão em todo mundo.

A inciativa traz uma ilusão de ótica aos condutores, que reduzem a velocidade para ver se consegue passar pela faixa de pedestres, diminuindo o número de acidentes por excesso de velocidade.

De acordo com Tiago Lima, responsável pela Coordenadoria Municipal de Trânsito, essa técnica tem sido utilizada em alguns países, como índia, Islândia e França. "As faixas foram implantadas na Avenida do Lago, local que era palco de acidentes, inclusive com vítima fatais e também na Avenida Campo Grande. É incrível com essa medida tem dado certo, os motoristas reduzem a velocidade por conta da ilusão de ótica. Parece que a faixa está flutuando", afirmou.

Ainda segundo Tiago, essa iniciativa está sendo testada em Primavera do Leste, mas o objetivo é elaborar um estudo e aplicar a técnica em outros pontos estratégicos da cidade. "Além de ser uma forma de evitar os acidentes, também transforma uma simples faixa de pedestre em obra de arte. Isso também é um incentivo a arte e ao grafite".