greve

Prefeitura de Pedra Preta baixa decreto cortando ponto de servidores grevistas

Além do corte dos dias parados, ela também autoriza as diversas secretarias a contratarem funcionários para suprir a falta de profissionais

por

24 de Abril de 2014, 17h02

Prefeitura de Pedra Preta baixa decreto cortando ponto de servidores grevistas
Prefeitura de Pedra Preta baixa decreto cortando ponto de servidores grevistas

A prefeita Mariledi Coelho (PDT), da cidade vizinha de Pedra Preta, baixou um decreto cortando os pontos dos servidores em greve desde o último dia 4 de abril. No decreto 037/2014 de 22 de abril, além do corte dos dias parados, contados a partir da publicação do decreto, ela também autoriza as diversas secretarias a contratarem funcionários para suprir a falta de profissionais principalmente nas áreas de saúde, educação e transporte.

'Essa greve poderia até ter sido evitada, se ela conversasse de forma séria com a gente', afirmou o sindicalista Evair Lara, se referindo à prefeita Mariledi Coelho - Foto Luan Dourado/GazetaMTA atitude da prefeita não foi bem vista pelos servidores e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedra Preta (Sispmupp) já prepara uma ação para contestar judicialmente os efeitos do decreto. "Nós estamos pedindo a revogação desse decreto, pois entendemos que ele é ilegal e inconstitucional, até por que entendemos que ela (prefeita) não pode fazer o corte dos pontos. Ela fala até em contratar pessoas para substituírem os grevistas, mas não negocia com a categoria. Já fizemos uma reunião com a prefeita e ela não nos fez nenhuma proposta, apenas nos pede mais tempo", afirma o presidente do sindicato, Evair Cláudio de Lara.

Apesar do corte nos pontos, os servidores prometem continuar a sua paralisação e continuam cobrando do Executivo a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que teria sido a principal promessa de campanha da prefeita Mariledi Coelho. "Com essa proposta ela obteve mais de 90% dos votos dos servidores do Município. Na época, ela afirmou que implantaria o PCCS no outro dia depois que tomasse posse. Agora, já se passaram mais de 15 meses e nada foi feito ainda. Ela assinou um acordo conosco em setembro de 2013 em que ela se comprometia a enviar um projeto de PCCS para a Câmara até o final de março, mas ela também não cumpriu", disse o sindicalista.

Para ele, o argumento de que a maioria dos cargos do funcionalismo municipal não ter sido criado por lei e o fato de a prefeitura somente agora ter mandado um projeto de lei para o Legislativo são apenas subterfúgios utilizados pela prefeita para atrasar a elaboração do PCCS. "Nós temos que lembrar que essa administração não começou agora e já deu tempo para se fazer muita coisa, mas no nosso caso, faltou vontade política. Essa greve poderia até ter sido evitada, se ela conversasse de forma séria com a gente, nos apresentando um cronograma de implantação do plano e um encaminhamento claro para essa questão da criação dos cargos. Mas até hoje ela não nos deu nenhum parecer e agora nos premia com esse decreto", concluiu, de forma irônica.

Os servidores marcaram mais uma mobilização para a tarde dessa quinta-feira, 24, para continuar pressionando a prefeita pela elaboração do PCCS e pela revogação do decreto que corta o ponto dos grevistas.

Outro lado

'O direito de fazer greve é legítimo, mas também é legítimo descontar o ponto', afirmou o procurador jurídico da prefeitura, Edno Damascena - Foto Luan Dourado/GazetaMTPor outro lado, o procurador jurídico da prefeitura, Edno Damascena afirma que o decreto cortando o ponto dos grevistas está calçado na lei e ele defende a necessidade do corte, como forma de garantir a manutenção dos serviços essenciais para os munícipes.

"São duas situações distintas: o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu alguns parâmetros para as greves de servidores públicos e decidiu que enquanto não for aprovada uma lei específica para ao assunto, aplica-se a lei válida para a iniciativa privada, mas com algumas peculiaridades, como por exemplo: o percentual de trabalhadores que têm que trabalhar não são os mesmos 30% da iniciativa privada, mas sim 70%, em casos como educação, saúde e limpeza pública. E o Supremo decidiu também que não está vedado o desconto dos dias parados. Ou então seria uma maravilha, senão alguns podem querer ficar 100% dos dias do ano parado e receber sem trabalhar. O direito de fazer greve é legítimo, mas também é legítimo descontar o ponto", afirmou.

Segundo Damascena, o corte no ponto é apenas uma medida administrativa e não se trata de nenhuma retaliação aos servidores grevistas. "A prefeitura já gasta 53,67% do seu orçamento com folha salarial, quando o limite constitucional é 54%. Se eu tenho funcionários públicos parados e não tenho margem para contratar novos funcionários para tocar os serviços que estão parados, o que eu faço? Eu tenho que cortar de quem está parado para pagar quem trabalha. O decreto tem força de lei, já está valendo e se o sindicato achar que está errado, que recorra na Justiça", afirmou.

Além do decreto, a prefeitura também ingressou com uma ação na Justiça pedindo a decretação da ilegalidade do movimento paredista, pois no entender no procurador jurídico da prefeitura, o objeto da greve é ilegal, pois o sindicato cobra a elaboração de um PCCS, quando ainda não existem os cargos criados legalmente. "Primeiro, nós temos que regularizar a situação dos cargos. Nós já enviamos um projeto de lei para a Câmara criando os cargos, mas ele foi devolvido por que não previa os impactos econômicos da lei. A greve é ilegal, pois o PCCS trata de ascensão, progressão e promoção na carreira, o que tem impacto na folha. Se eu já gasto o limite constitucional com a folha, como vou mandar um PCCS para a Câmara sem um aumento de receita?", questionou.

De acordo com ele, no próximo mês de maio a prefeitura terá que reajustar os salários corrigindo as perdas decorrentes da inflação do último ano, o que deve causar um impacto ainda maior na folha de pagamento. "Com essa correção, nós vamos precisar de um incremento anual de receita de pelo menos R$ 6 milhões. Nós não temos de onde tirar isso', assegurou.

Ainda segundo Edno Damacena, os grevistas também cobram a efetivação das agentes de saúde, o que segundo eles estaria previsto em uma emenda constitucional, argumento rebatido pelo procurador. "Há dezenas de municípios fazendo isso, mas a medida é inconstitucional, pois eles são autorizados a fazer a contratação desses agentes sem concurso público, mas não a efetivação deles no cargo, até por que somente é considerado servidor público aquele que passou pelo concurso público e passado pelo estágio probatório de três anos. Isso está na Constituição Federal", finalizou.