História pura
Cuiabá pode receber investimento federal para a revitalização do Centro Histórico
Cuiabá tem mais 30 dias de prazo apara a apresentação de um projeto básico de revitalização do local, que será apresentado em Brasília
26 de Fevereiro de 2013, 12h00
Pode ser concretizada nos próximos meses a tão discutida revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, afirmou a prefeitura da capital. Segundo as informações, o projeto poderá ser realizado através do PAC das Cidades Históricas do Governo Federal. Em reunião na capital federal, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT), Maria Duque de Abreu, garantiu que Cuiabá poderá ser cotada no orçamento de R$ 300 milhões destinados para a preservação dos centros.
Mendes afirmou que a apresentação da proposta foi bem recebida, agora, Cuiabá tem mais 30 dias de prazo apara a apresentação de um projeto básico-executivo de revitalização do Centro Histórico, que será apresentado em Brasília junto ao Instituto.
"Cuiabá disputa com mais 44 cidades um recurso de R$ 300 milhões nesta primeira etapa do programa. Cabe a nós sermos competentes para fazer um bom projeto básico-executivo, que será o critério de seleção para a distribuição desse dinheiro", afirmou o prefeito.
O Projeto que será apresentado deve contemplar as melhorias, o rebaixamento da fiação, ampliações das calçadas, restauração de vias e a recuperação de destinação para uso dos prédios públicos e casarões abandonados.
O Centro Histórico de Cuiabá é tombado como patrimônio histórico desde 1993, dentre os locais que mais precisam de restauração destaca-se o Beco da Candieiro, reduto de prostituição e usuários de drogas.
LEIA TAMBÉM:
Tiroteio no Centro Histórico de Cuiabá termina com dois feridos
Incêndio destrói casa no Centro Histórico de Cuiabá