INTERINO

Marcy Monteiro assume secretaria de Comunicação do Estado

Secretário titular Kléber Lima foi afastado do cargo sob suspeita de ameaça e assédio contra servidores

por Robson Morais

29 de Setembro de 2017, 07h58

Marcy Monteiro assume secretaria de Comunicação do Estado
Marcy Monteiro assume secretaria de Comunicação do Estado

O jornalista Marcy Monteiro responderá interinamente pela secretaria de Comunicação do Estado. A decisão foi tomada após a comunicação oficial sobre o afastamento do então titular da Pasta, Kléber Lima, que desponde a acusações na Justiça de assédio e ameaça contra servidores.

Lima foi notificado ontem, 28,  de seu afastamento das funções, determinado pela juíza Célia Vidotti, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá. Foi o segundo afastado da gestão Pedro Taques em dois dias.

A decisão foi dada em caráter liminar e o processo corre sob sigilo. O afastamento atendeu pedido formulado pelo Ministério Público Estadual -MPE, que acusa o secretário de improbidade administrativa oriunda de assédio moral e sexual contra jornalistas que trabalham na assessoria de imprensa da Pasta.

Servidores da Secretaria teriam gravado áudios em que o secretário cometia os crimes. Outros acusam, ainda terem sofrido boicotes e punições dentro sem justificativa dentro da Pasta. Ainda no requerimento do MPE, consta que o Lima teria ameaçado grampear telefones dos servidores por suposto vazamento de informações do Governo a jornalistas e repórteres da imprensa local.

Além do afastamento, o MPE pede pague multa ao Conselho Estadual de Direitos da Mulher e discrição quanto aos jornalistas denunciantes para evitar possíveis retaliações.

Outro lado

O secretário Kléber Lima ainda não se manifestou. Em carta aberta, um grupo saiu em apoio ao secretário, destacando que "por sua inegável capacidade profissional e seu espírito de luta, em mais de duas décadas de uma trajetória que teve início no Diário de Cuiabá, com passagens por diversos veículos de comunicação, o jornalista sempre contou com o respeito e o reconhecimento de seus colegas e superiores, sem nada que o desabonasse em sua conduta".

Operação Esdras

Na quarta-feira, 27, a Operação Esdras, deflagrada pela Polícia Civil, cumpriu mandados de prisão contra outros dois secretários da gestão Pedro Taques. Rogers Jarbas, de Segurança Pública, e Aírton Benedito Siqueira, de Justiça e Direitos Humanos.

O primeiro já havia sido afastado pela Justiça no início do mês. O segundo fora afastado também na manhã de ontem, 28.