9 de Out. de 2019 às 08:00

Depois de tentar aumentar IPTU, Zé do Pátio quer isentar grandes construtoras de impostos

Gazeta MT

Depois de tentar e não conseguir aumentar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em percentuais exorbitantes, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé do Pátio (SD) enviou um projeto de lei complementar para a Câmara da cidade que isenta do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) as grandes construtoras que estejam construindo conjuntos residenciais destinados para o público de baixa renda.

O projeto de lei foi protocolado na Câmara no último dia 27 de julho e já cumpriu o rito dentro do Legislativo, tendo inclusive parecer favorável à sua aprovação pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Dessa forma, o projeto está pronto para ser votado e é possível que vá à Plenário na sessão ordinária dessa quarta-feira (9) e tem chances de ser aprovado pelos vereadores, já que a maioria destes são felizes membros da bancada de sustentação do prefeito.

O Buxixo gostaria de entender como funciona a lógica de uma administração que queira aumentar o IPTU da população e isentar de pagar impostos as grandes construtoras, que ainda que construam conjuntos residenciais populares, auferem altos lucros com as obras, ganham muito dinheiro. Com a isenção das construtoras, dezenas de milhões de reais deixarão de entrar todos os anos nos cofres da prefeitura, dinheiro que com certeza fará falta para a manutenção da saúde e da educação, por exemplo.

Já tinha sido muito estranho o prefeito ter proposto o aumento do IPTU de toda a cidade ao mesmo tempo que pedia a diminuição dos valores do mesmo imposto cobrado sobre as residências do bairro Alfredo de Castro, seu reduto eleitoral, pois se quer arrecadar mais sacrificando a população, que se sacrifique toda a população por igual. Mas qual será a intenção de Zé do Pátio ao abrir mão do ISSQN das grandes construtoras? Qual benefício a cidade terá com a diminuição da arrecadação de impostos?

Vamos acompanhar...