justiça da paz

Polícia deve concluir mais de 700 inquéritos de violência doméstica

Atendimento será de 5 a 9 de março, na Arena Pantanal, em Cuiabá

por GazetaMT

04 de Março de 2018, 07h00

Polícia deve concluir mais de 700 inquéritos de violência doméstica
Polícia deve concluir mais de 700 inquéritos de violência doméstica

Uma equipe de delegados, escrivães e investigadores vai integrar o mutirão da campanha "Justiça Pela Paz em Casa", promovido pelo Tribunal de Justiça e parceiros, na semana de 5 a 9 de março, das 08h às 18h, na Arena Pantanal. A ação é um esforço concentrado para finalização de procedimentos e processos em andamento na Justiça, de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. O mutirão será no Setor Leste da Arena, portões F e G, no 3º andar.

A Polícia Judiciária Civil, por meio dos trabalhos da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, tem a meta de concluir entre 700 a 1.000 inquéritos. Está prevista a entrega de 500 intimações para realização no local e de 500 interrogatórios de agressores e depoimentos de vítimas e testemunhas.

Durante toda a semana, 92 servidores da Polícia Civil (11 delegados, 37 escrivães e 44 investigadores), cedidos de delegacias ligadas às Diretorias Metropolitana e de Atividades Especiais, vão trabalhar nos procedimentos oriundos de demanda da DEDM de Cuiabá.

"Esse é um trabalho conjunto de vários órgãos de combate a violência doméstica, em comemoração ao dia da mulher", disse o delegado regional de Cuiabá, Cley Celestino Batista.

A titular da Delegacia da Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto, disse que no local serão feitos pedidos de medidas protetivas, boletins de ocorrências, requisição de perícias e atendimento sócio-jurídico geral as mulheres vítimas de violência doméstica

"Em um momento que assistimos com grande tristeza o aumento no número de feminicídios em Mato Grosso, é de crucial a importância que tenhamos ações como essa, onde observamos o engajamento de vários setores que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher, com o propósito de dar celeridade e efetividade aos procedimentos como forma de prevenção quando a ocorrência do último estágio de violência, que é o feminicídio", disse. 

Conforme a delegada, além dos trabalhos na Arena, a DEDM permanece com os atendimentos no endereço da unidade, na Avenida Joaquim Murtinho, em Cuiabá.  

Durante os dias do mutirão, paraticiparão do trabalhos juízes, promotores,  defensores, delegados e demais policiais civis, advogados, policiais militares, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.

Encabeçado pela Cemulher, o mutirão é realizado pelo Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça, Governo do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB-MT, Prefeitura de Cuiabá e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Paz em Casa

A ação integra a campanha "Justiça pela Paz em Casa", mobilização promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2015 como um esforço concentrado de julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres é realizada pelos 27 tribunais de justiça. Destinada à promoção de uma melhor prestação jurisdicional, a campanha é de caráter contínuo, sendo um chamado aos tribunais de justiça para trabalhar durante todo ano pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.