25 de Junho de 2015 às 08:20

Senador José Medeiros quer tirar Venezuela do Mercosul

O assunto é polêmico e já dividiu o senado no passado

THIAGO MATTAR

Senador José Medeiros quer revogar a decisão que incluiu a Venezuela ao bloco do Mercosul. FOTO: InternetApós o incidente ocorrido em Caracas, o senador José Medeiros tem criticado duramente a postura do país, fato que culminou nesta quarta-feira (24) quando ele protocolou um projeto de decreto legislativo que revoga a aprovação do Congresso Nacional à adesão da Venezuela ao Mercosul, com a justificativa que o país não teria respeitado a cláusula democrática do bloco.

Em 2009 o Senado Federal votou, com 35 votos a favor e 27 contra, pela inclusão da Venezula no Mercosul, bloco econômico dos países latino-americanos que tem por objetivo integrar as relações econômicas, políticas e sociais entre as nações.

Atualmente, o Mercosul é o bloco econômico com a maior reserva de petróleo do mundo.

O fato da Venezuela ser o país que detém mais de 90% da produção de barris pode pesar na hora de decidir a medida que corta as relações entre o bloco e o país.


Entenda o incidente

Senadores brasileiros - entre eles José Medeiros - que viajavam à Venezuela para um encontro diplomático com líderes opositores e mulheres de presos políticos contrários ao governo do atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foram hostilizados por manifestantes pró-governo enquanto se dirigiam do aeroporto de Caracas ao presídio onde está encarcerado Leopoldo López, principal liderança de oposição no país. Os senadores tiveram que cancelar os compromissos e voltar rapidamente ao Brasil.