INVESTIMENTOS

Ministro visita Cuiabá e VG nesta 5ª-feira e debate planejamento e eficiência na Saúde

Bancada federal garantiu mais de R$ 156 milhões no Orçamento de 2017

por GazetaMT

19 de Janeiro de 2017, 08h25

 Ministro visita Cuiabá e VG nesta 5ª-feira e debate planejamento e eficiência na Saúde
Ministro visita Cuiabá e VG nesta 5ª-feira e debate planejamento e eficiência na Saúde

O ministro Ricardo Barros realizará nesta quinta-feira, 19, visita as unidades de atendimento médico hospitalar e também as obras de novos equipamentos de saúde na em Cuiabá e Várzea Grande. Na Capital, Barros se reúnirá com prefeitos e Gestores de Saúde, no auditório do Conselho Regional de Medicina, onde deverá proferir a palestra "Reflexão sobre as ações de saúde".  O ministro também debaterá o planejamento e eficiência na gestão dos recursos, tema que pontua atualmente os principais debates da sociedade.

 "Esse é assunto que estamos discutindo profundamente no âmbito do Senado. Neste momento de crise, em que há muita falta de recursos, é preciso que haja um planejamento que permita otimizar os investimentos. O desperdício só prejudica quem mais precisa de uma boa saúde pública" - disse o senador Wellington Fagundes, que integra a comitiva do ministro, juntamente com o deputado federal José Augusto Curvo (PSD).

 A visita do ministro a Mato Grosso, segundo o senador,  ocorre 'em muito boa hora'.  Em 2017, o Estado deve receber R$ 156 milhões, através de emendas impositivas, aprovadas no Orçamento Geral da União. Segundo o senador, o planejamento é fundamental para definir prioridades na aplicação de recursos no setor e deve compreender todas as unidades de saúde do Estado, incluindo os sete hospitais regionais

No final do ano passado, o republicano promoveu uma audiência pública, no âmbito da Comissão Senado do Futuro, com a presença de parlamentares da bancada federal e autoridades do setor de saúde, em que se tratou da necessidade de aprofundamento  do planejamento dos investimentos do setor de saúde em Mato Grosso.  Nesse sentido, ele destaca a necessidade de implementação dos recursos em obras que possam ser finalizadas e dar o devido atendimento ao cidadão.

Na visita, o ministro Ricardo Barros terá oportunidade de conhecer o funcionamento das unidades de saúde do principal centro de atendimento populacional do Estado, que é a Grande Cuiabá. Ele visitará a Unidade de Pronto Atendimento do Ipase, em Várzea Grande, e também as obras do novo Pronto Socorro de Cuiabá, nas imediações do Centro de Eventos do Pantanal,  e também ao atual Pronto Socorro, que apresenta várias dificuldades.

O ministro conhecerá ainda a atual situação do novo Hospital Universitário Julio Muller, na rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger, cujas obras estão paralisadas há mais de três anos, e com recursos paralisados na conta do Governo do Estado. Fagundes sugeriu ainda ao ministro uma visita ao Hospital Universitário Julio Muller, no bairro Alvorada, que também precisa de vários reparos e ainda a conclusão do Centro de Nefrologia.  Outra obra que o ministro deverá conhecer é o Hospital Central, no Centro Politico Administrativo, paralisadas há mais de 20 anos.  Wellington integra a Comissão Especial das Obras Inacabadas do Senado.

Wellington Fagundes enalteceu a iniciativa de Ricardo Barros em conhecer 'in loco' a realidade do funcionamento dos aparelhos de saúde pública de todo o Brasil. "Daí a importância da participação de todos os prefeitos. É um momento importante" - destacou o senador.  Após a reunião com os prefeitos e gestores de saúde, no CRM, Barros seguirá para Campo Grande (MS).