MORTE DE MINISTRO

Sem Teori, como ficamos?

por GazetaMT

20 de Janeiro de 2017, 09h32

Sem Teori, como ficamos?
Sem Teori, como ficamos?

Fora o impacto humano da tragédia ocorrida na tarde da última quinta-feira (19) que vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, existe já um outro anunciado. Segundo pesar, tornou-se incerto um futuro que aos poucos se desenhava promissor, limpando de Brasília ao menos parte de uma sujeira impregnada. E agora, como ficamos?

Falo da Operação Lava Jato. Teori Zavascki era o relator. Com a morte o STF sentiu o baque, todos sentimos. Os trabalhos, é, sabido deverão continuar, mas com óbvia perda de ímpeto simplesmente porque o peito mais duro era o do ministro.

Com Teori estavam e por sua coragem passavam documentos de valor inestimável. Detalhes da megadelação premiada da Odebrecth, esquemas, nomes envolvidos. Tudo numa rica lista multipartidária, mostrando que os vermes não têm bandeira nem escalão. Estão em tudo, do cargo mais alto ao cabo eleitoral.

É provável que ocorra mudança no calendário porque o próximo passo, que é homologação da megadelação premiada da Odebrecht - prevista para os primeiros dias de fevereiro -, pode sofrer algum atraso até que seja designado um novo relator para tratar dos processos contra políticos no Supremo Tribunal Federal.

Passados os três dias de luto decretados pelo presidente da República Michel Temer (PMDB), a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, deverá indicar o novo relator. Escolhido, terá que ler mais de 800 páginas dos depoimentos dos 77 delatores da Odebrecht. Teori acompanhou a Lava Jato desde o início.

Vai demorar. Quem ganham são os culpados, como de praxe no Brasil. Esperávamos que desta vez não, mas o golpe foi forte demais. Tão abrupto quanto absurdo. Difícil acreditar na morte de uma das figuras mais importantes neste novo cenário político do país no exato momento do ápice.

Mais de duas centenas de políticos envolvidos, direta ou indiretamente, com a Lava Jato. Muitas merecidas cadeias. "O século do Judiciário", chegou a dizer Carmen Lúcia em conversa com colegas. Perdemos muito sem Teori, todos nós. E agora, como ficamos?

Por enquanto, não existe resposta...