Mutirão de Saúde

SMS e dermatologistas promovem mutirão contra o câncer de pele, neste sábado 30

O exame será feito gratuitamente no Ceadas pelos dermatologistas, das 9h às 15h.

por GazetaMT

29 de Novembro de 2013, 07h00

SMS e dermatologistas promovem mutirão contra o câncer de pele, neste sábado 30
SMS e dermatologistas promovem mutirão contra o câncer de pele, neste sábado 30

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com seis dermatologistas da cidade, irá promover no neste sábado (30), das 09h às 15h nas dependências do Ceadas, um mutirão visando detectar casos de câncer de pele, que acomete considerável número de pessoas, principalmente aquelas com exposição prolongada ao sol, de pele clara ou escura e também devido a fatores genéticos.

Todo ano esse tipo de evento é realizado no mês de novembro, dentro da Campanha da Associação Brasileira de Dermatologia, promovida em todo oO câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Foto: Reprodução País. "O exame será feito gratuitamente e esperamos um grande número de pessoas no Ceadas, para que sejam examinados pelos dermatologistas. A   população também está sendo informada da realização do mutirão nos PSFs, postinhos e Centros de Saúde e qualquer pessoa que chegar ao Ceadas, será examinada", disse a Secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, alertando que não serão feitas consultas estéticas e que o evento é de prevenção, acrescentando que quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de pele, maiores são as chances de cura.

As pessoas que desejarem ser examinadas receberão uma senha e irão aguardar para passar pelo exame com o dermatologista. Conforme o resultado, a pessoa poderá ser encaminhada para o centro cirúrgico do Ceadas - onde dois cirurgiões farão a cirurgia na hora, bem como para exame por oncologista ou para tratamento dermatológico. "Dependerá da gravidade do problema", afirmou Marildes Ferreira.

O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto o mais perigoso. Os fatores de risco conhecidos do câncer de pele incluem os seguintes: é mais comum em pessoas de pele, cabelos e olhos claros; ter histórico familiar da doença; o câncer não melanoma é mais comum  após os 40 anos; e a maior parte dos tipos de câncer de pele ocorrem em áreas da pele que estão regularmente expostas à luz solar ou à outra radiação ultravioleta. Esta é considerada a principal causa do  câncer de pele.

Os dermatologistas ressaltam ainda que o câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa, não apenas em quem tem esses fatores de risco. Pessoas jovens e saudáveis - inclusive pessoas com pele, cabelos e olhos escuros -- podem sofrer da doença. "Qualquer pinta, lesão ou formação suspeita na pele deve ser examinada por um médico imediatamente. Leve muito a sério quaisquer mudanças em uma pinta ou qualquer formação inesperada na pele", alertam.

 

(Da assessoria)