DE FORA...

Fora dos debates na TV, candidato do PSOL desabafa nas redes sociais

por GazetaMT

26 de Setembro de 2016, 08h20

Fora dos debates na TV, candidato do PSOL desabafa nas redes sociais
Fora dos debates na TV, candidato do PSOL desabafa nas redes sociais

Tido como a quarta opção do eleitorado rondonopolitano, o candidato do PSOL Rubens Cantuário não foi convidado para os debates eleitorais promovidos por duas das principais emissoras de TV locais, afiliadas a Rede Globo e TV Record. Sua baixa coeficiência eleitoral não obriga que os veículos de comunicação o incluam nas discussões transmitidas ao vivo.  Sobre isso, o candidato desabafou.

O primeiro encontro para o debate entre os candidatos na TV ocorreu ontem (25) na TV Cidade, afiliada da Rede Record. Nas redes sociais, Cantuário postou uma foto em que aparecem uma camisa, uma gravata e um par de sapatos. Segundo ele, peças doadas por sua militância durante uma das caminhadas que tem feito na tentativa de alavancar sua dificultosa campanha eleitoral. Segue o homem sem recurso, sem apoio de peso político, sem propaganda... Ainda assim, segue.

"Minha vontade te participar desse debate era grande emprestei a roupa e ontem em visita na Vila Operaria um simpatizante me doou um par de sapatos usados mas em bom estado, e eu esperei tanto por essa noite,e não fui convidado. AGORA ESTOU AQUI EM CASA ASSISTINDO O DEBATE PELA TV ACOMPANHADO DE MINHA FAMÍLIA. ME TIRARAM UM DIREITO, MAS NÃO ME TIRARAM A CORAGEM DE CONTINUAR LUTAR. OBRIGADO A TODOS QUE ME APOIA", postou como legenda da referida foto. Exatamente assim. Intencionalmente ou não, utilizou do recurso da caixa alta, que na linguagem da web significa voz alta. Grito.

Cantuário não ficou sozinho. Imediatamente os seguidores do candidato do PSOL saíram em defesa. "Se ele não foi convidado para o debate, para estar lá na frente das câmeras e usufruir do seu direito de candidato a prefeito, eu me sinto também não convidado a assistir", publicou um provável eleitor.

Ambas as emissoras chegaram a promover entrevistas com o candidato do PSOL e o resultado final também pesou na decisão de excluí-lo. Bem da verdade, porém, ter sido propositalmente esquecido pode ajudar Cantuário a conseguir votos a mais nesta reta final de campanha. Longe do discurso vitimado, como adotado por outro candidato, o candidato do PSOL tem nas mãos a oportunidade de se firmar como esquerda, militante de rua.

Ainda nela, na rua, sua presença demorou mas começou a ser notada. Em uma sabatina o candidato recebeu apoio de servidores públicos que o incentivaram ante sua evidente falta de traquejo político e argumentação frente ao público. No fim, saiu com a imagem de candidato benquisto.

O próximo debate eleitoral ocorrerá na dia 29 e será transmitido pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo.