Novo Hospital Júlio Müller

Fagundes afirma que faltou vontade política por parte de ex-governador em tocar obra

As obras do novo Hospital Universitário estão paralisadas há quase seis anos.

por De Cuiabá-Sabryna Carvalho

12 de Agosto de 2019, 15h04

Fagundes afirma que faltou vontade política por parte de ex-governador em tocar obra
Fagundes afirma que faltou vontade política por parte de ex-governador em tocar obra

O Senado Federal e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso debatem nesta segunda-feira (12), em uma audiência pública, a retomada da construção do novo Hospital Universitário Júlio Müller, que está há quase seis anos paralisada. Para o senador Wellington Fagundes (PL), "faltou vontade política por parte do ex-governador Pedro Taques (PSDB) em tocar a obra", que teve início em 2012 e tinha como previsão de entrega 2014. De acordo com Fagundes, a União já repassou parte dos recursos para a construção da unidade hospitalar. "Os recursos estão na conta do Estado. Na época foi feito um convênio entre o MEC e a UFMT, mas há mais de seis anos as obras estão paralisadas", pontua o senador.

Ainda segundo ele, o custo inicial das obras era de R$ 120 milhões, e que à época, a União já teria incluído cerca de R$ 85 milhões no orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). "O restante que falta, com a recuperação econômica da União e do estado, há possibilidade de o empreendimento ser concluído o mais rápido possível', explica Wellington.

O governador Mauro Mendes (DEM) já esteve reunido com a professora e reitora da UFMT, Myrian Serra, e concedeu o prazo de até o dia 15 de agosto para apresentação do novo projeto. A partir da entrega, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) contará com um prazo de dez dias para analisar o novo projeto.

O Estado recebeu na última sexta-feira (9) a planilha orçamentária que foi refeita pela UFMT. Agora, o documento passará por uma revisão detalhada do Governo e depois será feito o lançamento de um novo edital para a retomada das obras. De acordo com secretário da Sinfra, Marcelo de Oliveira, o edital será feito por meio de Regime Diferencial Integrado. Nele será desenvolvido o projeto executivo com o valor global da obra. "Hoje, o Governo tem essa planilha da UFMT com os preços unitários de cada item que será gasto", disse Marcelo Oliveira.

Novo Hospital Universitário Júlio Müller

O prédio está sendo construído às margens da MT - 040, trecho entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. Em parceria entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o governo do Estado de Mato Grosso, no local devem ser construídos 250 leitos e 23 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos, 16 pediátricos e 20 neonatal, 26 leitos de pré-atendimento, farmácia, laboratório, seis salas de cirurgia e clínicas em diversas especialidades.