O outro lado

Por meio de nota, Janete Riva rebate acusações do Fórum de Direitos Humanos

A secretária afirma que sua colocação na lista foi feita de maneira errônea e convidou os membros do fórum para visitar sua propriedade

por YURI RAMIRES/ DE CUIABÁ

20 de Fevereiro de 2013, 16h20

Por meio de nota, Janete Riva rebate acusações do Fórum de Direitos Humanos
Por meio de nota, Janete Riva rebate acusações do Fórum de Direitos Humanos

Por meio de uma nota à imprensa, Janete Riva, secretária de Cultura do Estado, responde as acusações do Fórum de Direitos Humanos e da Terra, onde pedem sua exoneração por ter sido incluída na lista suja de trabalho escravo. A nota ainda afirma, que sua colocação na lista foi feita de maneira errônea. 

Janete explicou que tudo aconteceu devido a um problema com a empresa que ela contratou para trabalhar em sua fazenda Paineiras, na região de Juara. Ela ainda ressaltou que a fazenda é uma referência na região por conta das instalações aos funcionários e colaboradores.

A secretária finaliza convidando os membros do Fórum de Direitos Humanos para uma visita em sua propriedade, onde poderão constar in loco a realidade a qual os funcionários são tratados. Ela ressalta que o convite foi feito desde 2010, quando aconteceu o flagrante. 

Leia abaixo a nota na íntegra:

Sobre a manifestação do Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso, em relação à minha nomeação para a Secretaria de Estado de Cultura, informo que:

1- A inclusão de meu nome na lista suja de trabalho escravo, de forma errônea, deve-se à contratação de uma empresa para atuar em minha propriedade na construção de um curral, e haviam três funcionários sem registro por parte da empresa, trabalhando no local.

2- Tal fato foi informado à justiça e está com o processo em curso. Mesmo assim preferimos pagar todas as multas, do que esperar um resultado judicial.

3- A Fazenda Paineiras é uma referência na região. Nossas instalações contam com casas, alojamentos e refeitório, para atender aos nossos funcionários e colaboradores. Tudo isso conciliando também com a preservação ambiental, pois todas as áreas de APP estão preservadas.

4- Faço um convite aos membros do Fórum para uma visita à minha propriedade onde poderão constatar in loco a realidade a qual nossos funcionários são tratados. Convite que é feito reiteradamente desde 2010 a diversos órgãos responsáveis e fiscalizadores, mas parece que nunca houve interesse.

5- Neste sentido, vejo que manifestações como essa tratam mais de perseguições políticas e oportunismo, do que realmente a constatação real de nossa propriedade.

Janete Riva
Secretária de Estado de Cultura

LEIA TAMBÉM: Fórum de Direitos Humanos e da Terra do MT pede exoneração imediata de Janete Riva