7 de Jan. de 2017 às 13:00

Detran desenvolve ações para limpeza dos pátios

Em 2016 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retirou mais de 25 mil veículos dos pátios da sua sede em Cuiabá

Gazeta MT

Em 2016 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retirou mais de 25 mil veículos dos pátios da sua sede em Cuiabá e nos municípios do interior. Neste ano também foi iniciado um projeto com ações de sensibilização para que os servidores da autarquia sejam multiplicadores e contribuam no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

“O objetivo desta gestão é realizar projetos para fazer um Detran melhor. E, dentre vários a serem realizados, o Detran desenvolve ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti com a limpeza do pátio na sede e nos municípios com ajuda do Corpo de Bombeiros”, explicou o presidente do órgão, Arnon Osny.

Na sede e nas unidades desconcentradas, o Detran atua em parceria com as prefeituras para contribuir com a eliminação dos focos dos mosquitos. Nos pátios há a visita quinzenal dos agentes de saúde. Além disso, Os chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) já receberam orientações para verificar e eliminar possíveis focos.

De acordo com a diretora de Administração Sistêmica, Lilian Felicio, o trabalho também compreende a organização dos veículos nos pátios com o apoio do Corpo de Bombeiros e servidores. “A organização é para facilitar a prensa e a reciclagem do material considerado inservível quando for realizado o leilão. No ano passado realizamos quatro vezes a ação, organizando os veículos para que tivéssemos mais espaço e limpando possíveis locais de armazenamento de água da chuva para combater o mosquito”, afirma a diretora. 

Todo mês, entram no pátio do Detran cerca de 400 veículos, entre motocicletas e carros. No mês de dezembro de 2016, foram 118 carros e 336 motocicletas apreendidas. Porém, 150 motocicletas e 90 carros foram retirados pelos seus proprietários. Para remover esses veículos abandonados, a autarquia realiza leilões de veículos aptos para circular e de inservíveis todos os anos.

Leilão

Para ser leiloado, o veículo precisa estar no pátio do Detran a mais de dois anos e não ter sido procurado pelo seu proprietário. No ano de 2016, a autarquia realizou um leilão de veículos inservíveis. A empresa vencedora do certame é responsável por descontaminar, prensar e reciclar os veículos dos pátios do Detran até o mês de junho de 2017.

Os pátios das cidades de Barra do Garças, que atende seis municípios, Cáceres , que atende dez municípios, Juína (cinco municípios) e Tangará da Serra (dois municípios) ainda esperam a prensa, explica o Gerente de Leilão do Detran, Leonildo Rodrigues do Santos. O serviço já foi realizado em Alta Floresta, com 988 veículos reciclados, Sinop, com 3.451 veículos reciclados e Cuiabá, com 2.676 veículos reciclados.

Também foi realizado um leilão de veículos aptos a circular, no mês de setembro, quando foram vendidos 86 veículos e o órgão arrecadou R$ 331.950.

De acordo com Leonildo, está previsto outro leilão de carros aptos a circular em Cuiabá. Em maio, a previsão é leiloar 900 veículos lotados nos pátios das Ciretrans.