ORGANIZAÇÃO

Detran desenvolve ações para limpeza dos pátios

Em 2016 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retirou mais de 25 mil veículos dos pátios da sua sede em Cuiabá

por GazetaMT

07 de Janeiro de 2017, 13h00

Detran desenvolve ações para limpeza dos pátios
Detran desenvolve ações para limpeza dos pátios

Em 2016 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retirou mais de 25 mil veículos dos pátios da sua sede em Cuiabá e nos municípios do interior. Neste ano também foi iniciado um projeto com ações de sensibilização para que os servidores da autarquia sejam multiplicadores e contribuam no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

“O objetivo desta gestão é realizar projetos para fazer um Detran melhor. E, dentre vários a serem realizados, o Detran desenvolve ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti com a limpeza do pátio na sede e nos municípios com ajuda do Corpo de Bombeiros”, explicou o presidente do órgão, Arnon Osny.

Na sede e nas unidades desconcentradas, o Detran atua em parceria com as prefeituras para contribuir com a eliminação dos focos dos mosquitos. Nos pátios há a visita quinzenal dos agentes de saúde. Além disso, Os chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) já receberam orientações para verificar e eliminar possíveis focos.

De acordo com a diretora de Administração Sistêmica, Lilian Felicio, o trabalho também compreende a organização dos veículos nos pátios com o apoio do Corpo de Bombeiros e servidores. “A organização é para facilitar a prensa e a reciclagem do material considerado inservível quando for realizado o leilão. No ano passado realizamos quatro vezes a ação, organizando os veículos para que tivéssemos mais espaço e limpando possíveis locais de armazenamento de água da chuva para combater o mosquito”, afirma a diretora. 

Todo mês, entram no pátio do Detran cerca de 400 veículos, entre motocicletas e carros. No mês de dezembro de 2016, foram 118 carros e 336 motocicletas apreendidas. Porém, 150 motocicletas e 90 carros foram retirados pelos seus proprietários. Para remover esses veículos abandonados, a autarquia realiza leilões de veículos aptos para circular e de inservíveis todos os anos.

Leilão

Para ser leiloado, o veículo precisa estar no pátio do Detran a mais de dois anos e não ter sido procurado pelo seu proprietário. No ano de 2016, a autarquia realizou um leilão de veículos inservíveis. A empresa vencedora do certame é responsável por descontaminar, prensar e reciclar os veículos dos pátios do Detran até o mês de junho de 2017.

Os pátios das cidades de Barra do Garças, que atende seis municípios, Cáceres , que atende dez municípios, Juína (cinco municípios) e Tangará da Serra (dois municípios) ainda esperam a prensa, explica o Gerente de Leilão do Detran, Leonildo Rodrigues do Santos. O serviço já foi realizado em Alta Floresta, com 988 veículos reciclados, Sinop, com 3.451 veículos reciclados e Cuiabá, com 2.676 veículos reciclados.

Também foi realizado um leilão de veículos aptos a circular, no mês de setembro, quando foram vendidos 86 veículos e o órgão arrecadou R$ 331.950.

De acordo com Leonildo, está previsto outro leilão de carros aptos a circular em Cuiabá. Em maio, a previsão é leiloar 900 veículos lotados nos pátios das Ciretrans.