Pedro Taques e os três poderes

por *Magno Pereira

21 de Outubro de 2014, 18h08

Pedro Taques e os três poderes
Pedro Taques e os três poderes

A incredulidade na política de uma gama considerável da população tem nos levado a fazer algumas reflexões do cenário, numa visão conceitual e desprendida de parâmetros técnicos ou afirmativos, observando apenas o perfil político, que tem no mínimo arregimentado mais simpatizantes em cima de seus ideais e propostas que muitos outros perfis. Trago referência do governador recém eleito Pedro Taques. Do Procurador combativo, destemido e atuante, com casos emblemáticos, como o do Deputado Hildebrando Pascoal, o homem da moto serra, e, para nós no Mato Grosso a famosa operação Arca de Noé que acabou levando a prisão o poderoso comendador João Arcanjo.

Com um trabalho prestado junto ao ministério público e no desejo de colaborar um pouco mais com a sociedade, encampa um projeto político onde a maioria das pessoas achava ser suicida, capitaneado por um grupo político que entendia naquele momento histórico o anseio da sociedade, fazendo surgi um "movimento político", intitulado "Mato Grosso Muito Mais". Com um projeto pessoal bem sucedido, o procurador ascende ao Senado da República, saindo de um poder e vivenciando legitimamente em outro.

No legislativo, passa a ter uma atuação com certo destaque nacional, focado nos valores da constituição, combate a corrupção e temas considerados relevantes ao país, chegando inclusive a disputar a presidência do Senado com discurso de maior autonomia para o legislativo.

Da função de procurador para o reconhecimento do trabalho de senador, foi natural a cogitação do seu nome para governar o estado de Mato Grosso. Diante deste cenário, antecipa aos políticos da situação e constrói um projeto majoritário de oposição ao governo, onde muitos novamente não acreditavam. Com isso, busca mais uma transição de poder, candidata-se ao cargo de governador, obtém êxito já no primeiro turno, recebendo da população mais uma missão.

Portanto, chega ao terceiro poder, em sua saga, missão ou sina, num projeto inicialmente desacreditado e hoje com a formatação de um grupo onde o pequeno movimento em seus anseios vê o Mato Grosso com a possibilidade de ser muito mais. Assim, também é a esperança de todos os cidadãos, do mais simples mato-grossense ao empresário bem sucedido.

Esperança no homem de origem cuiabana que gosta de preservar as culturas locais, dando-lhe a oportunidade de gerir este pujante estado da nação, que é pequeno na sua população, porém, grande naquilo que gera para economia do país, seja na pecuária, lavoura, indústria, nas relações de negócios e outros.

Iniciei falando de perfil e da incredulidade, para aqui externar que podemos até acreditar na evolução política do nosso futuro governador, que está intimamente ligada ao seu extraordinário trabalho por onde passou, não há duvida nisso. Como também que o perfil combativo, de fiscalização, polícia mesmo, com cuidado e proteção da coisa pública, com questionamentos de modelos tradicionais postos, vão ao encontro daquilo que a população realmente espera, senão não haveria a citada ascensão. Quem de nós não quer alguém para nos defender e questionar sem temor, tudo aquilo que achamos errado? Corrupção, subserviência de poderes, defesa da ética e demais princípios morais, fiscalização dos gastos públicos. Parece chavões, mais muita gente tem depositado ao Pedro Taques tais anseios.

Diante deste quadro de esperança, o certo é que, este é o maior desafio do homem Pedro Taques, porque o Procurador é fiscal da lei, o Senador é o legislador, já o governador é o gestor do executivo, aquele que cuida das demandas da população e suas aflições. Um desafio diferente a ser enfrentado, que certamente deverá ser pautado por firmeza e proteção da coisa pública, até porque este é o seu perfil, e deverá ser principalmente por diálogo entre os poderes, ora com o legislativo, sem conchavos e acertos, ora com o judiciário, sem a judicialização da gestão, e um diálogo especial com a sociedade, a mais sofrida e penalizada com desmandos, independente da área, porque sendo assim, irá ao encontro desta esperança depositada.

Assim espera a população de Mato grosso deste homem que advindo do judiciário, passou pelo legislativo e abarca no comando do Executivo do nosso Estado, com perfil adequado e no resgate da credulidade da coletividade.

 

*Magno Pereira é servidor Público em Rondonópolis.