Percival Muniz reafirma apoio, mas faz críticas ao estilo de Pedro Taques

por GazetaMT

20 de Abril de 2014, 10h56

Percival Muniz reafirma apoio, mas faz críticas ao estilo de Pedro Taques
Percival Muniz reafirma apoio, mas faz críticas ao estilo de Pedro Taques

Em entrevista publicada neste fim de semana pelo site Midia News o prefeito de Rondonópolis e presidente estadual do PPS, Percival Muniz, reafirmou o apoio à candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao Governo do Estado. Não foi, por assim dizer, um apoio unânime. Nas entrelinhas, fez também queixas à atuação de Taques no Senado, à forma como o senador conduz as discussões internas no bloco da oposição e também à dificuldade no diálogo com outras forças politicas do Estado.

A principal crítica de Percival é com relação a um suposto conflito de identidade em Taques. "Ele é político, mas tem problema com os políticos", disse, apontando a causa da dificuldade para ampliação do leque de partidos que apoiarão o senador. "Ele está evitando pontes, aí vai ter que atravessar o ribeirão a nado", alertou Muniz.

Percival não erra ao ver contradição entre o discurso e a prática de Taques. Também está correto ao prever que, com menos partidos, a campanha da oposição será mais árdua e incerta.

O problema é que as tais 'fragilidades' são consideradas 'vantagens estratégicas' pelo próprio Taques e as lideranças mais próximas a ele. Neste caso, a aposta é que o perfil 'não político' e o distanciamento dos caciques regionais serão essenciais à vitória do senador na sucessão estadual.

Como se vê, ainda falta muito para que a oposição unifique o próprio discurso. Resta saber se conseguirão fazer isso até as convenções. E, claro, se chegarão lá inteiros.