PISCICULTURA

Isenção de ICMS por mais 10 anos garante crescimento da atividade

Em Rondonópolis zootecnistas começam o trabalho de incentivo em pequenas propriedades

por

18 de Julho de 2017, 17h19

Isenção de ICMS por mais 10 anos garante crescimento da atividade
Isenção de ICMS por mais 10 anos garante crescimento da atividade

Esta semana o governador Pedro Taques anunciou a prorrogação do período de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS para os produtores de peixes, por mais 10 anos.

O prazo do primeiro incentivo terminou no mês de junho e para incrementar a atividade em Mato Grosso, o governo optou pela extensão por mais 10 anos. "Tivemos um crescimento significativo da atividade nos últimos anos e hoje Mato Grosso é o quarto Estado brasileiro em produção de peixes de tanque", argumentou o governador.

Com cerca de 900 criadores, a grande maioria em pequenas propriedades rurais, o Estado marca presença no mercado de peixes produzindo e consumindo em média 37.500 toneladas de peixe por ano.

Em Rondonópolis

Dentro do programa de incentivo à agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura dispõe hoje de dois profissionais da área de zootecnia para trabalhar o programa de crescimento da piscicultura.Dois zootecnistas e os equipamentos que garantem a qualidade da água. Projeto pode ganhar grandes proporções. Foto: Luan Dourado/GazetaMT

"Hoje temos aqui na área rural da cidade 135 tanques em plena produção, nas 28 comunidades e assentamentos onde se desenvolve a agricultura familiar. Este número pode crescer e muito, já que temos mais cerca de 200 pedidos de auxílio para a abertura de novos tanques", explica a zootecnista recém empossada na prefeitura, Mariana Stuki Alves.

O colega de profissão Ariel Mendes de Resende, também empossado recentemente, complementa que se hoje na cidade se produz em média 234 quilos de peixes em cada uma das propriedades por ano, a perspectiva é de elevar a produção para 5.000 quilos. "Precisamos trabalhar com tecnologias e levando ao pequeno produtor a oportunidade de desenvolver a atividade com mais eficiência. Estamos fazendo visitas técnicas e mostrando que é possível produzir mais, ganhar mais e fazer da piscicultura uma atividade extremamente rentável".

Para efetivar o programa os dois profissionais estão traçando uma estratégia de incentivo, com orientações sobre a produção, meios de financiamentos, visitas e auxílio nas técnicas de fluxo da atividade, que envolve produzir, comercializar e gerar renda.

Por enquanto, a produção de Rondonópolis é comercializada em feiras e mercados e se restringe em Tambatingas, Tambaquis e Pintados. "Para que a atividade cresça com estrutura, além de incentivar a produção, é preciso pensar em um frigorífico específico. Vamos respeitar as possibilidades mas mostrar que este é um potencial que falta ser explorado e colocar à disposição dos pequenos produtores tudo o que a piscicultura exige. Temos conhecimento e disponibilidade para atender quem quer crescer e quem quer começar na atividade", finalizou Mariana.