23 de Jan. de 2018 às 09:58

Capeba: Confira benefícios e propriedades dessa planta

A capeba é uma planta brasileira comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e sul da Bahia

Redação com Remédio Caseiro

Há milhares de anos, as plantas são utilizadas como aliadas da saúde em diversas culturas ao redor do mundo. Um desses vegetais com propriedades medicinais é a capeba, de nome científico Pothomorphe umbellata, também popularmente conhecida por outros nomes, como caena, paiparoba e aguascina. A capeba é uma planta brasileira comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e sul da Bahia.

Características da capeba

Pertencente à família das Piperaceae, a capeba é um arbusto de um a dois metros de altura, com folhas ovaladas, arredondadas ou em formato de rim; as suas minúsculas flores são distribuídas em espigas.

Os princípios ativos da planta incluem os óleos essenciais, compostos fenólicos, esteroides, mucilagens, chavicina, pariparobina, piperatina, piperina e jamborandina.

Propriedades e benefícios da capeba

As propriedades medicinais da capeba incluem a sua ação antirreumática, anti-inflamatória, antianêmica, antiespasmódica, antianêmica, antigonorreica, colagoga, desobstruente, desopilante do fígado, diurética, emoliente, estomáquica, febrífuga, laxativa, sudorífera, tônica e vermífuga.

Graças à sua propriedade diurética, a planta estimula o funcionamento da bexiga e dos rins, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo através da urina. Por esse motivo, a capeba é indicada no tratamento de infecções urinárias, como a cistite, além de combater o inchaço.

A capeba também contém propriedades laxativas, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e, por isso, é recomendada para os indivíduos que sofrem com a prisão de ventre. A casca da planta é usada para tratar problemas respiratórios; já outras partes da capeba podem auxiliar no combate a úlceras, doenças gástricas, problemas de fígado, vesícula ou baço.

Graças às suas propriedades medicinais, a capeba ainda pode ajudar no combate à febre, além de regular o ciclo menstrual.

As folhas, a raiz, o caule e as sementes desta planta são usadas na medicina popular no preparo de chás que podem combater os males supracitados.

Como preparar o chá de capeba?

Leve ao fogo uma chaleira contendo 750ml de água e 30g da planta. Deixe ferver pelo período de 10 minutos, desligue o fogo e abafe. Espere amornar e beba uma xícara deste chá três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições principais.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso da capeba é contraindicado para gestantes e lactantes. Os efeitos colaterais podem incluir diarreia, vômitos, náuseas, febre, cólicas, tremores, alergias e dores de cabeça. Lembre-se que o uso de plantas medicinais também deve ser feito apenas sob orientação de um especialista.