POLÍTICOS

“Salvação” de MT, Fex deverá ter múltipla paternidade

por GazetaMT

12 de Dezembro de 2017, 15h07

“Salvação” de MT, Fex deverá ter múltipla paternidade
“Salvação” de MT, Fex deverá ter múltipla paternidade

A salvação das contas de Mato Grosso está nas mãos do Senado. A previsão de votação do Projeto de Lei que trata do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações, o Fex, tinha previsão inicial de conclusão no dia 22. Como adiantado ao GazetaMT na semana passada pelo governador Pedro Taques -PSDB, entretanto, nesta terça feira, 12 a pauta já deverá desenrolar.

Do montante bilionário da compensação federal, Mato Grosso tem direito a quase R$ 500 milhões. O pedido de urgência para tramitação e votação da matéria foi encaminhado pelo senador Wellington Fagundes após acordo de lideranças.

Fagundes, de fato, figura como frontman do Fex desde tempos passados. Foi cordial ao "dividir" paternidade com José Medeiros -Pode.

Aparte: O republicano é também o relator da Comissão Especial Mista do Congresso Nacional que trata do aperfeiçoamento da Lei Kandir.

Fábio Garcia, na Câmara, tratou de registrar encontros com o presidente da casa Rodrigo Maia -DEM/RJ, postar em suas redes sociais e ser o porta-voz ainda quando da votação na primeira etapa.  Liderou a bancada do Estado na articulação junto ao presidente.

Em Brasília, Taques, também se reuniu com Maia. E com Temer -PMDB. Ouviu do chefe maior da República prazos diferentes a cada viagem. Em 2016, a União pagou o de 2015. Desde 2012, os repasses não são feitos dentro do ano corrente.