Prevenção

Começa hoje (10) em todo o país a vacinação meninas de 11 a 13 anos contra o HPV

Em Rondonópolis e nas 18 cidades que fazem parte do Polo Regional de Saúde, a previsão é vacinar 12.064 meninas

por

10 de Março de 2014, 09h37

Começa hoje (10) em todo o país a vacinação meninas de 11 a 13 anos contra o HPV
Começa hoje (10) em todo o país a vacinação meninas de 11 a 13 anos contra o HPV

Começa hoje (10) em todo o país a vacinação meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano principal causador do câncer de colo deEm Rondonópolis e nas 18 cidades que fazem parte do Polo Regional de Saúde, a previsão é vacinar 12.064 meninas. Foto: Ilustração útero. Em Rondonópolis e nas 18 cidades que fazem parte do Polo Regional de Saúde, a previsão é vacinar 12.064 meninas a partir desta terça-feira (11).

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% da população alvo. Em todo o estado de Mato Grosso a Secretaria de Estado de Saúde (SES), pretende vacinar 85,1 mil adolescentes que serão imunizadas em 2014.

"Cada menina deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. Para que a data de vacinação seja cumprida vamos fazer um cadastro com as meninas e avisá-las quando chegar a data da próxima vacina" ressalta a enfermeira Cibelly Rodrigues de Souza Carvalho, responsável técnica pela imunização da Regional de Saúde de Rondonópolis.

A vacina estará disponível nos postos da rede pública do Estado durante todo o ano, como parte da rotina de imunização, e equipes técnicas também vão fazer o trabalho de divulgação nas escolas.

Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.

Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde vai disponibilizar para Mato Grosso, 178,7 mil doses ao longo de 2014 e será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18, são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV, é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

SEGURANÇA

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.