PRIMAVERA DO LESTE

Dia Mundial da Água movimenta comunidade estudantil com atividades educativas

Palestras e visitas monitoradas à ETA envolveram mais de 180 alunos da rede pública e particular

por GazetaMT

23 de Março de 2018, 15h07

Dia Mundial da Água movimenta comunidade estudantil com atividades educativas
Dia Mundial da Água movimenta comunidade estudantil com atividades educativas

Uma série de atividades educativas marcaram as comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de março) em Primavera do Leste. No cronograma, palestras e visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA), envolveram mais de 180 alunos de escolas da rede pública e particular de ensino do município, com o objetivo de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, evitando o desperdício.

Nos dias 19 e 20 de março, a Águas de Primavera recebeu a visita de cerca de 70 alunos do 6º ano do Colégio Mãe da Divina Providência. A atividade foi conduzida pelo supervisor da concessionária, Tadeu Bezerra, que apresentou aos estudantes todas as etapas do tratamento da água até ser distribuída para as residências. Os alunos ainda conheceram o laboratório de análise da concessionária, que segue rígidos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Na quarta-feira (21), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis conhecerem a Estação de Tratamento de Água. Durante a visita, o supervisor da concessionária aproveitou para ressaltar a importância do consumo de água tratada e do uso consciente para cerca de 50 estudantes. Segundo ele, esta também é uma oportunidade para ver de perto o trabalho que a Águas Primavera tem desenvolvido para garantir a qualidade da água que abastece a cidade.

A professora Luciana Ribeiro, que acompanhou os alunos, ressalta que a iniciativa faz parte da programação da instituição para comemorar o Dia Mundial da Água. "Este é um projeto que criamos para reforçar a importância desta data. Nossa intenção é que os alunos aprendam quais são as doenças causadas por uma água imprópria para consumo, além de todas as etapas de funcionamento e os processos químicos necessários para o tratamento da água e valorizem este serviço".

Como parte das atividades, a concessionária também levou palestras educativas sobre saneamento básico, consumo consciente e preservação ambiental para mais de 50 alunos da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis. O supervisor Tadeu Bezerra abordou temas como os benefícios da água e esgoto tratados, consumo consciente, além de apresentar dicas para economizar água.

 "Nossos educadores já trabalham com temas sobre o valor da água, mas quando temos uma empresa na cidade que realiza esse trabalho, só temos a agradecer. Os estudantes precisam ter a consciência de que o desperdício de uma gota d'água pode faltar mais adiante. Este é um trabalho importante não só para a economia da água, mas principalmente sobre a prevenção para o futuro, isso sim é de grande valia", destaca a diretora da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, Elaine Scopel.

De acordo com o supervisor, essa é uma forma de discutir e conscientizar sobre a utilização do recurso. "Ficamos muito satisfeitos, pois todos foram muito receptivos e demonstraram muito interesse nas questões ambientais. Esperamos que nossas ações possam contribuir no processo de educação ambiental das crianças e que ajude a mudar alguns comportamentos em relação ao desperdício da água", pontua Tadeu Bezerra.