23 de Março de 2018 às 15:07

Dia Mundial da Água movimenta comunidade estudantil com atividades educativas

Palestras e visitas monitoradas à ETA envolveram mais de 180 alunos da rede pública e particular

Gazeta MT

Uma série de atividades educativas marcaram as comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de março) em Primavera do Leste. No cronograma, palestras e visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA), envolveram mais de 180 alunos de escolas da rede pública e particular de ensino do município, com o objetivo de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, evitando o desperdício.

Nos dias 19 e 20 de março, a Águas de Primavera recebeu a visita de cerca de 70 alunos do 6º ano do Colégio Mãe da Divina Providência. A atividade foi conduzida pelo supervisor da concessionária, Tadeu Bezerra, que apresentou aos estudantes todas as etapas do tratamento da água até ser distribuída para as residências. Os alunos ainda conheceram o laboratório de análise da concessionária, que segue rígidos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Na quarta-feira (21), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis conhecerem a Estação de Tratamento de Água. Durante a visita, o supervisor da concessionária aproveitou para ressaltar a importância do consumo de água tratada e do uso consciente para cerca de 50 estudantes. Segundo ele, esta também é uma oportunidade para ver de perto o trabalho que a Águas Primavera tem desenvolvido para garantir a qualidade da água que abastece a cidade.

A professora Luciana Ribeiro, que acompanhou os alunos, ressalta que a iniciativa faz parte da programação da instituição para comemorar o Dia Mundial da Água. "Este é um projeto que criamos para reforçar a importância desta data. Nossa intenção é que os alunos aprendam quais são as doenças causadas por uma água imprópria para consumo, além de todas as etapas de funcionamento e os processos químicos necessários para o tratamento da água e valorizem este serviço".

Como parte das atividades, a concessionária também levou palestras educativas sobre saneamento básico, consumo consciente e preservação ambiental para mais de 50 alunos da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis. O supervisor Tadeu Bezerra abordou temas como os benefícios da água e esgoto tratados, consumo consciente, além de apresentar dicas para economizar água.

 "Nossos educadores já trabalham com temas sobre o valor da água, mas quando temos uma empresa na cidade que realiza esse trabalho, só temos a agradecer. Os estudantes precisam ter a consciência de que o desperdício de uma gota d'água pode faltar mais adiante. Este é um trabalho importante não só para a economia da água, mas principalmente sobre a prevenção para o futuro, isso sim é de grande valia", destaca a diretora da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, Elaine Scopel.

De acordo com o supervisor, essa é uma forma de discutir e conscientizar sobre a utilização do recurso. "Ficamos muito satisfeitos, pois todos foram muito receptivos e demonstraram muito interesse nas questões ambientais. Esperamos que nossas ações possam contribuir no processo de educação ambiental das crianças e que ajude a mudar alguns comportamentos em relação ao desperdício da água", pontua Tadeu Bezerra.