ELEIÇÕES 2012

Prestes a votar pela primeira vez, jovem visa voto como mudança

Victória Ferts acredita que seu voto poderá fazer a diferença ao eleger um candidato apto para a administração pública

por YURI RAMIRES/ DE CUIABÁ

28 de Abril de 2012, 13h00

Prestes a votar pela primeira vez, jovem visa voto como mudança
Prestes a votar pela primeira vez, jovem visa voto como mudança

Em ano de eleições, aparecem candidatos de todos os cantos da cidade e com seus rostos estampados em panfletos, camisetas e brindes quaisquer, imploram, "Seu voto é importante para mim". Mas o que ele não sabe, é que o seu voto é mais importante pra você do que pra ele mesmo.

Em meio a um cenário político tomado por caos, escândalos e sujeiras é comum ouvirmos "todo político é igual, não valem nada", principalmente em meio dos jovens. Eles, que estão cada vez mais mostrando sua preocupação com a administração da sua cidade (estado e país), e se sentem no dever de ''mudar o mundo''.

Victória Ferst, que aos 15 anos já vê uma possibilidade de mudança através do voto aos 16. Foto: Acervo Pessoal No Brasil, os jovens têm direito de voto com os 16 anos. Até ai, é opcional. Agora, completando a maior idade, 18 anos, é obrigatório.  Prestes a completar 16 anos, a estudante do ensino médio, Victória Ferst irá voltar pela primeira vez em 2012, nas eleições municipais.

Para ela, o fato de já ter direito a voto a torna mais uma que visa mudança na sociedade. "Tenho uma vontade intensa de querer mudar minha cidade. Principalmente depois de vivenciar a qualidade das escolas municipais e saúde local. E só andar pelas ruas da minha cidade que você sente a falta de uma boa gestão municipal e governamental", comenta a estudante que reside em Várzea Grande - MT.

Victória acredita que o jovem de hoje está mais liga em questões políticas, e sabe que o seu voto pode fazer a diferença.  "Sei que meu voto junto com os demais, pode contribuir para escolha de candidato mais adequado frente à administração pública", afirma.

Na cartilha do voto consciente, uma das regras é buscar conhecer o cenário político da sua região, estudar cada candidato, saber o que ele fez pelo local e principalmente, que tenham passado ''limpo'' e com boas propostas para melhoria de vida coletiva.

Victória já começou a treinar, para seus pais, é um bom exercício de como ser uma cidadã melhor. Ela não é a única, em seu grupo de amigos, todos na faixa dos 16 anos, irão voltar pela primeira vez em outubro próximo.