PRISÃO PREVENTIVA

Suspeito de envolvimento em morte de detento em cadeia é preso pela Polícia Civil

O acusado teve a ordem de prisão expedida pela 1° Vara Criminal

por Redação com assessoria PJC

10 de Outubro de 2017, 13h00

Suspeito de envolvimento em morte de detento em cadeia é preso pela Polícia Civil
Suspeito de envolvimento em morte de detento em cadeia é preso pela Polícia Civil

A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, cumpriu, nessa segunda-feira (09), mandado de prisão preventiva contra Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro, o "Alemão", um dos indiciados pela morte de Valdir Pereira da Rocha, de 36 anos, em outubro de 2016. O acusado teve a ordem de prisão expedida pela 1° Vara Criminal.

De acordo com a DHPP, Valdir foi investigado na operação Hashtag da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento com atividades terrorista. Após ficar preso em um presídio federal no Estado do Mato Grosso do Sul foi transferido para Mato Grosso, ficando recolhido na Cadeia de Várzea Grande (MT), onde foi morto.

Os presos não aceitavam que ele ficasse na raio por acreditar "ser terrorista". Na ocasião, quebraram cadeados das celas e espancaram Valdir, que chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal da cidade, ainda com vida, porém, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

No inquérito da DHPP foram identificados e indiciados quatro acusados como sendo os principais mandantes e executores do crime.  Com a prisão de Alexandre, resta apenas um indiciado ainda foragido.

Alexandre estava foragido e foi preso no domingo (08) por porte ilegal de arma de fogo. Investigadores da DHPP tiveram ciência de sua prisão e deram cumprimento ao mandado já no Capão Grande.

Pela morte do reenducando, a Polícia Civil indiciou por crime de homicídio qualificado, motivo fútil, Ewerton Rodrigues de Lima, conhecido por "Japão", apontado como o mentor da ordem para espaçar Valdir, e Kaio Eduardo de Oliveira, executor das agressões (chutes e socos).  Alexandre de Amaral Teophiro Ribeiro (Alemão) e Jorge Lima Oliveira (Salve Jorge) foram as pessoas que quebraram o cadeado da cela, dando acesso aos demais presos do raio.