PRÓ-ESCOLAS

Seduc anuncia pacote de reformas em 25 escolas de Rondonópolis

por GazetaMT

11 de Dezembro de 2017, 14h14

Seduc anuncia pacote de reformas em 25 escolas de Rondonópolis
Seduc anuncia pacote de reformas em 25 escolas de Rondonópolis

As reformas e minirreformas serão contempladas pelas verbas complementares e emendas; tintas e mobiliários também foram entregues

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) anunciou durante a 11º Caravana da Transformação, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), o maior pacote de renovação do ambiente escolar para a cidade, que contempla 25 obras nas unidades escolares do município.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, esse é o maior investimento do programa Pró-Escolas na cidade de Rondonópolis. O pacto de obras contempla minirreformas, reformas e reparos.

"Essas ações serão feitas com a liberação de verbas complementares e emendas. Deixo claro que esse é o maior pacote de renovação do ambiente escolar em Rondonópolis. É uma vitória para os estudantes e servidores da educação", disse.

Além da liberação da verba emergencial para as unidades, foram assinadas ordens de serviço para a reforma geral em três unidades, sendo elas: EE Adolfo Augusto de Moraes; EE Emanuel Pinheiro e EE Marechal Dutra.

Para a EE Adolfo Augusto de Moraes, o documento sinaliza o aviso de licitação da reforma. Já para a EE Emanuel Pinheiro, é a organização da licitação da reforma geral. A EE Marechal Dutra foi contemplada pela ordem de serviço para a execução da obra da reforma.

O governador Pedro Taques participou da assinatura dos documentos e destacou o importante trabalho que a Seduc vem desenvolvendo com o Programa Pró-Escolas. "Entregamos 18 escolas neste ano. Mato Grosso não tinha escola em tempo integral, hoje temos 14, quarto aqui em Rondonópolis", destacou.

Aos servidores que acompanhavam a cerimônia, governador destacou a importância no processo de ensino-aprendizagem. "Aqui, a pessoa mais importante não sou eu, nem os secretários ou os deputados. São os profissionais da educação. Quem muda, quem transforma e melhora o Estado, não somos nós e sim os servidores".

Mais investimentos

Além das verbas emergenciais, a Seduc entregou tintas para a pintura de 11 escolas da cidade, equipamentos eletrônicos (computadores e impressoras) e mobiliários (cadeiras, conjunto de refeitório e conjuntos escolares). A instalação de 11 postos de transformação também foi viabilizada.

"Os postos representam a melhoria nas instalações elétricas das unidades para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. As escolas precisam ser climatizadas e estamos investindo nisso", destacou o secretário Marrafon.

Para ele, o ano 2017 foi muito positivo. "Foi um ano de construção e de melhoria nas escolas. Estamos trabalhando com o processo de reforma de várias unidades, aqui em Rondonópolis, por exemplo, entregamos duas escolas novas para o ano que vem, vamos licitar mais três, incluindo uma escola modelo e uma escola militar Tiradentes".

Renovação da educação

Divino Marinho, diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Alfredo Marien, que atualmente conta com 1.200 alunos matriculados, recebeu o kit de tintas e 180 conjuntos escolares - formados por mesa e cadeira. Ele não escondeu a alegria durante a entrega dos materiais.

"Hoje o Ceja vive uma grande alegria, vendo nossos pedidos sendo atendidos. Nós esperávamos por isso há anos e hoje posso dizer que para ao no letivo de 2018, todas as nossas salas terão mesas e cadeiras renovadas e com as paredes pintadas", destacou.

Segundo o diretor, quem ganha com essas ações são o aluno. "Uma estrutura física de qualidade beneficia o processo pedagógico, o aluno vai ganhar conhecimento dentro do conforto digno que ele merece em uma escola pública. A Seduc está renovando a nossa educação".

Com mais de 800 matriculados, a EE Marechal Dutra será contemplada com uma reforma geral na estrutura física. A diretora da unidade, Antônia Moreira, contou que é um sonho que está sendo realizado.

"A comunidade escolar já sonhava com essa reforma, nossa estrutura atual é muito precária e nossos alunos merecem um novo ambiente escolar. Esse sonho com certeza se tornará realidade, em janeiro vamos nos mobilizar para que essa reforma comece", finalizou.

Pró-Escolas

As escolas militares também fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da história da educação estadual, com um orçamento de mais de R$ 360 milhões.

O principal objetivo da iniciativa é a melhoria do nível de aprendizagem, além da redução da evasão escolar em Mato Grosso.