PROGRAMAÇÃO

Abertura da semana da consciência negra em Rondonópolis

Palestras, roda de conversa e um baile serão realizados para promover as raízes históricas e as tradições da Cultura Afro-Brasileira

por Redação com assessoria Unegro

20 de Novembro de 2017, 07h51

Abertura da semana da consciência negra em Rondonópolis
Abertura da semana da consciência negra em Rondonópolis

A Semana da Consciência Negra em Rondonópolis terá sua abertura dia 20 de novembro às 8h30min, seguida do Seminário da Unegro que abordará dois temas, sendo um no período da manhã e outro à tarde.  A primeira palestra seguida de debate será com os professores Ronivalter Souza (PMR) e Antônio Luiz(UFMT), com o tema "a luta contra o racismo e a defesa da democracia". A coordenação será da professora Claudia Nascimento.

Ainda na parte da manhã acontece Roda de Conversa com o mesmo tema, com coordenação de Ronivalter Souza e tendo como debatedores o vereador Adonias Fernandes, o professor Antonio Luiz e a mestranda Francyslene Periara Neves.

Na parte da tarde doa dia 20 acontece a segunda Mesa Redonda, a partir das 14h, com o tema "as religiões de matriz africana: o combate a intolerância e ao racismo religioso", com coordenação de Rosana Brito. Os palestrantes serão a jornalista Justina Fernandes Fiori e do advogado Tales Passos. Em seguida, roda de conversa com a participação de ialorixás e babalorixás convidados.

Ainda no dia 20, a partir das 21h, acontece o concurso para escolha da Beleza Negra 2017, tendo como local a praça da Vila Operária.

Outro grande evento da programação é o segundo Baile da Unegro, que acontece no dia 24 de novembro(sexta-feira) e vai homenagear personalidades da raça pelo seu destaque na vida e na sociedade. O local será o clube do Sipmur, no início da Rodovia do Peixe.

No dia 25, haverá o bazar beneficente da Unegro, em local a ser definido. No domingo, 26, o dia será de oficinas de Artes Cultura Negra, tendo como local o Casario. Haverá oficina de preparação de tranças e amarração de turbantes (Maria Creonice); de maquiagem (Maria Abadia); e oficina de capoeira com o mestre Carivaldo.

Além destas atividades, a direção da Unegro Pantanal Rondonópolis está organizando Feira de livros, com doação, troca e venda, no Centro Cultural Casario. Nos dias 20, 25 e 26, a intenção é fazer nas escolas mostra itinerante de livros sobre relações étnico-raciais.

A Unegro pretende ainda percorrer escolas do município no período de 21 a 24 de novembro para promover palestras sobre as raízes históricas e as tradições da Cultura Afro-Brasileira. A entidade convidou e conta com a participação dos membros do Conselho Municipal para a Igualdade Racial (Compir) e do Movimento Negro de Rondonópolis.