projeto piloto

Sejudh desenvolve sistema para gestão de dados penitenciários

Projeto piloto terá início em março, na unidade prisional de Várzea Grande

por GazetaMT

26 de Janeiro de 2017, 15h14

Sejudh desenvolve sistema para gestão de dados penitenciários
Sejudh desenvolve sistema para gestão de dados penitenciários

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) colocará em teste a partir do mês de março o Sistema de Gestão Penitenciária (Sigepen). O projeto piloto será instalado na unidade prisional do Capão Grande, em Várzea Grande. O Sigepen é uma das medidas que compõem o Plano Emergencial do Sistema Penitenciário definido neste mês por instituições que compõem o sistema penal para melhorar a segurança e a efetividade do sistema prisional mato-grossense.

O sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Sejudh para atender demandas específicas da administração penitenciária.

De acordo com o coordenador da TI, Geancarlos de Souza Nascimento, pela primeira vez, um sistema para atender as demandas específicas da administração penitenciária.

Para desenvolver o sistema, a equipe de TI trabalhou em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Sejudh, definindo as informações necessárias que devem constar no Sigepen, como histórico de passagens, codinomes utilizados pelos presos, regime de cumprimento de pena e prazos processuais. O novo sistema apresenta uma série de ferramentas que contribuíram para tarefas simples como busca por nomes no banco de dados a situações mais complexas, como auxiliar a segurança pública com informações mais precisas sobre a situação do Sistema Penitenciário.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Airton Siqueira Junior, destaca a necessidade de um banco de dados eficiente para o sistema penitenciário e que auxiliará todas as instituições que compõem o sistema penal. “O Sigepen permitirá um acompanhamento mais acurado da situação de cada preso e da realidade de cada unidade penitenciária, com cadastro único de instituições, servidores, detentos e suas movimentações dentro do sistema penitenciário”, explicou o gestor, acrescentando inclusive que o Sigepen permitirá o cadastro biométrico dos detentos.

Para chegar ao resultado, a Sejudh contou com parceria da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que compartilhou sua infraestrutura, e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), que forneceu recursos necessários para que fossem iniciados o desenvolvimento e a disponibilização do sistema na web.

Plano emergencial

Diante das situações ocorridas no sistema penitenciário de outros estados do país, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh) reforçou o monitoramento e segurança nas unidades, atuando com ações de inteligência e de incursões, com apoio da Polícia Militar, dentro dos presídios e cadeias do estado.

Os órgãos que compõem o sistema de justiça penal também adotaram uma série de medidas para e resguardar a segurança dentro e fora das unidades prisionais e mitigar possíveis conflitos que possam surgir. O plano é composto por 12 ações emergenciais a serem implantadas de imediato nos próximos meses. O primeiro passo é sanar a superlotação das unidades prisionais, com a ampliação do numero de vagas, além da implantação de um sistema de gestão para integrar as informações sobre a população carcerária de todo o estado.

Também serão ampliadas para as principais comarcas do estado as audiências de custódia, hoje realizadas apenas na capital de Mato Grosso (Cuiabá). O Tribunal de Justiça também realizará, a partir do próximo mês, mutirões de análise processual nas comarcas.

Entre as medidas estabelecidas no plano emergencial do Sistema Penitenciário consta o reforço na segurança das unidades. Para tanto, a secretaria consegui a liberação imediata junto ao Ministério da Justiça de R$ 5 milhões que serão aplicados na aquisição de bloqueadores de telefonia celular e escâneres corporais e ainda na compra de tornozeleiras eletrônicas.