Que a força esteja com você

George Lucas explica por que não quer mais dirigir Star Wars

George Lucas ganhou nome, respeito e fama a perder de vista quando terminou a primeira trilogia de Star Wars

por GazetaMT

23 de Novembro de 2015, 08h38

George Lucas explica por que não quer mais dirigir Star Wars
George Lucas explica por que não quer mais dirigir Star Wars

George Lucas ganhou nome, respeito e fama a perder de vista quando terminou a primeira trilogia de Star Wars. Algumas décadas depois, ele conseguiu trazer à vida os episódios de 1 a 3 da saga, que acabou sendo alvo de algumas críticas negativas por parte dos fãs. Agora, a menos de um mês do lançamento do episódio VII, dirigido por J.J. Abrams, o diretor explicou o motivo de se afastar de grandes produções do cinema.

"Você vai fazer um filme e tudo o que você faz é criticado, as pessoas tentam tomar decisões sobe o que você vai fazer antes mesmo de você fazê-lo. Sabe, não é muito divertido. Você não pode experimentar, não pode fazer nada. Você tem que fazer tudo de uma certa forma. Eu não gosto disso, nunca gostei e - comecei em filmes experimentais e quero voltar a fazer isso, mas é claro que ninguém quer ver filmes experimentais", disse em entrevista à Vanity Fair.

Em 2005, durante a estreia de Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith, ele disse à Wired que "ganhei dinheiro o suficiente para só fazer coisas que me provocam à minha própria maneira. (...) ganhei o direito de errar, o que significa fazer o que eu acho que são ótimos filmes que ninguém quer ver".

Apesar de não estar envolvido na produção, Lucas já demonstrou estar muito animado para ver O Despertar da Força - assim como qualquer fã da saga. Quando a Lucasfilm foi comprada pela Disney, GL trabalhou junto a Michael Arndt no esboço dos roteiros dos episódios VII a IX, mas o trabalho deles acabou sendo engavetado em prol do roteiro escrito por J.J. Abrams e Lawrence Kasdan.

O grande diretor começou trabalhando em variados curtas-metragens, e trouxe, na década de 1970, THX 1138 e Loucuras de Verão, e produziu, fora da franquia Star Wars, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). De volta ao universo dos filmes empíricos, o que será que podemos esperar de George Lucas? Será que ele ainda pode voltar a produzir filmes de grande bilheteria, mesmo estando visivelmente abalado com a resposta do público sobre a trilogia mais nova de SW? Será que algum dia saberemos o que ele havia planejado para o final da história de Han, Luke e Leia?