REC desiste de participar do Mato-grossense Sub-19

E sequencia de participações na Copa São Paulo é quebrada por falta de apoio as divisões de base

por EMERSON DOURADO

24 de Abril de 2014, 07h00

REC desiste de participar do Mato-grossense Sub-19
REC desiste de participar do Mato-grossense Sub-19

A hegemonia do Rondonópolis Esporte Clube, nos últimos anos no sub 18 e 19 parece ter chegado ao fim. Em um anuncio surpreendente, o diretor das divisões de base do REC, Márcio Schimdt divulgou estar fora do estadual da categoria nesta quarta-feira (23).Os motivos principais da desistência seria os custos de se manter um time em um campeonato curto e deficitário, mesmo com a vaga para a Copa São Paulo de futebol júnior 2015 em disputa.
“No momento não compensa bancar um time sub-19. O Mato-grossense é um torneio curto e não sabemos se no segundo semestre terá a Copa Mato Grosso. Aí eu monto um time e fico sem calendário o restante do ano. É melhor investir em categorias menores do sub-9 ao sub-15. Isso dá mais retorno, sempre tem torneios ao longo do ano pelo país. Temos jogadores sendo monitorados pelo São Paulo, alguns fechados com Fluminense, Atlético-PR” – falou Marcio  Schmidt.

O sucesso do Leão na divisões do Estado e na região, nos últimos anos foi tamanho que lhe rendeu quatro participações na Copa SP de futebol Junior e foi em 2012 a melhor participação de um clube de Mato Grosso ficando entre os 16 melhores e ainda com Valdivia com 8 gols,o artilheiro da competição.Depois disso o jovem jogador foi negociado  com o Internacional e é uma das apostas do colorado para o futuro.Com estes resultados, Márcio lamenta que as divisões de base não são valorizadas, tanto pelo Governo, como pela FMF.
- Naquele ano, fomos o time mato-grossense que chegou mais longe na história do torneio e em contrapartida o governo de Mato Grosso nos deve R$ 100 mil que nos foi prometido. A categoria de base não é valorizada aqui. Nós investimos pesado e não temos a contrapartida da federação. Para ter uma ideia, deveríamos ter sido indicados para a Copa Rio no ano passado, já que vencemos o estadual. Porém, estou esperando até agora a federação. Gastei com regularização de atletas, mantive o time e não pudemos participar.

A saída do atual campeão do Estado da categoria e representante em quatro edições da Copa SP, mostra que o futebol de Mato Grosso precisa de renovação de nomes do comando da FMF e ideias para atrair novos investimentos.