Recuo

Deputados retiram assinaturas e sepultam CPIs que haviam aprovado um dia antes

por GazetaMT

30 de Outubro de 2014, 11h50

Deputados retiram assinaturas e sepultam CPIs que haviam aprovado um dia antes
Deputados retiram assinaturas e sepultam CPIs que haviam aprovado um dia antes

Durou pouco a 'sanha investigativa' dos deputados estaduais. Na terça-feira (28) eles haviam aprovado a abertura de três CPIs para investigar suspeitas de irregularidades numa cooperativas e em duas empreiteiras que mantém contratos vultuosos com o Governo do Estado. Mas ontem, 24 horas depois, vários parlamentares retiraram as assinaturas e, assim, causaram o arquivamento de duas comissões.

Com o recuo, os mato-grossenses ficarão sem saber se é verdade que houve fraudes em licitações e superfaturamento nos contratos das empreiteiras Trimec e Nhanbiquara, conforme afirmavam, respectivamente, os deputados Ademir Brunetto (PT) e Walter Rabello (PSD). Juntas, essas empresas negociaram quase meio bilhão de reais em obras públicas nos últimos anos.

Por enquanto está de pé apenas a CPI proposta pelo deputado José Riva (PSD) para investigar uma cooperativa que, segundo ele, é ligada ao empresário Eraí Maggi e frauda documentos para não pagar impostos.

Nos bastidores há quem diga que o sepultamento das duas CPIs foi motivado pelas negociações envolvendo a eleição da próxima mesa diretora da Assembléia Legislativa. Também há quem suspeite que houve 'outras coisas' em negociação.

Seja como for, a decisão de não investigar denúncias feitas pelo próprios deputados foi mal recebida pela população.

É mais um fato negativo a prejudicar a já combalida imagem nosso Legislativo Estadual.