REFIS

MT recorre de decisão da Justiça para prorrogar prazo de regularização fiscal

TRE suspendeu programa ao acreditar em ilegalidade por conta do ano eleitoral

por Robson Morais

18 de Julho de 2018, 08h05

MT recorre de decisão da Justiça para prorrogar prazo de regularização fiscal
MT recorre de decisão da Justiça para prorrogar prazo de regularização fiscal

O Estado de Mato Grosso deverá recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado que suspendeu o programa de regularização fiscal, o Refis. A informação partiu do secretário de Estado da Fazenda, Rogério Gallo, em entrevista a uma rádio da capital. Na visão da justiça, o programa pode configurar prática de promoção pessoal do atual governo por conta do ano eleitoral.

O Refis foi implantado no Estado ainda em 2017, uma da soluções encontradas pelo Poder Executivo contra a grave crise econômica. O programa, frisou Gallo, possui chancela do Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz.  "Ele possui autorização prévia do Confaz, o que é muito importante. Não é algo que o governo está fazendo de forma inconstitucional. O que se faz ao longo do ano é meramente uma prorrogação. A lei estabelece que no ano eleitoral você não pode conceder benefício ou favor fiscal aos contribuintes, mas não é o caso. Foi aprovado em dezembro", defendeu.

Entre os débitos que podem ser renegociados, estão o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de outros débitos, segundo o secretário. Ele alerta que a renegociação pode ser feita até o dia 31 de julho, prazo da última prorrogação feita pelo Governo, e mantido pelo juiz eleitoral.