Relacionamentos abusivos

por Shandara Corrér

13 de Setembro de 2017, 08h36

 Relacionamentos abusivos
Relacionamentos abusivos

Relacionamentos abusivos são vivenciados e vividos há um longo tempo, mas na atualidade ao qual vivemos, esse tipo de relacionamento vem tomando mais vivacidade, e os indivíduos tem se policiado mais sobre as atitudes dos parceiros.

 Se em algum momento da sua relação você já se questionou sobre a famosa e popular frase" Ruim com ele, pior sem ele", ou o inverso da mesma " ruim com ela, pior sem ela". Você pode por algum momento ter se visto em um relacionamento abusivo.

Relacionamento abusivo se dá quando um dos lados usa seu poder, seja físico, psicológico, ou emocional, para controlar as particularidades do outro. Impondo situações constrangedoras para seu parceiro. Quando falamos sobre o assunto, alguns indivíduos acreditam que esse fato só ocorra com mulheres. Podemos lembrar que é mais comum esse tipo de relacionamento ocorrer com indivíduos do sexo feminino, mais isso não nos descarta a possibilidade da ocorrência do mesmo, com o sexo masculino. Esse tipo de relacionamento pode ser vivenciado por ambos os sexos, na mesma intensidade.

Os relacionamentos abusivos não  se resumem apenas em violência física, por isso em muitos casos os indivíduos tem dificuldades de identifica-los em sua vida. Em muitas situações, não se identifica e não ocorre a violência física de fato. Mais, por outro lado, está presente outro tipo de violência, a violência emocional ou abuso emocional. A qual traz danos tão desastrosos e dolorosos, na mesma intensidade que a violência física. As relações abusivas não ocorrem apenas entre casais, elas podem ocorrer também na família, no trabalho, ou entre casais do mesmo sexo. Ou seja, essas relações estão presentes em qualquer ambiente.

O abuso emocional é um sinal de relacionamento abusivo, são movimentos silenciosos que não são palpáveis. Ou seja, não existe um dano visivelmente físico exposto por trás desses movimentos, para com o seu parceiro. São assim comportamentos que vão ruindo silenciosamente a autoestima do individuo, ao qual vivencia um relacionamento abusivo.

Outra grande característica desses relacionamentos abusivos, são o controle, e manipulação, que são feitas de uma forma velada, mais precisamente dizendo, de uma forma encoberta, escondida, a fim de que a vitima não perceba tão claramente as atitudes do agressor, ou agressora.

Os danos psicológicos causados por relacionamentos abusivos são inúmeros, mas o que mais presenciamos são questões relacionadas a autoestima, auto confiança, e a auto imagem. Muito dos casos as vitima já se encontram em um nível em que sua autoestima esta totalmente afetada, e corrompida, as levando assim a reforçar o sentimento mobilizador de culpa e perda, ao qual muitas vezes dificultam a vitima a sair desse tipo de relação.

O que devemos pensar, não é se "eu mereço ter esse tipo de relacionamento"? E nem muitos menos ficar se questionando "porque eu estou passando, por todas essas situações aqui citadas"?

E sim sair desse lugar dos "porquês", e começar a se questionar o que faz você querer permanecer, em algo que lhe traz tantos danos, seja eles físicos ou emocionais? Esse questionamento pode ser de fato, um dos primeiros passos para esse individuo querer a vir buscar ajuda, para se libertar dessa situação, ao qual lhe traz tantos danos.

O individuo ao qual passa pela atual situação de um relacionamento abusivo, passa por alguns questionamentos por si próprios, e muitas vezes pelos outros. Muitos indagam sobre o porquê alguém se submete a tal situação? Diversos são os questionamentos. E muitas vezes, nem a vitima sabe ao qual, porque ela esta vivenciando tal situação.

  Em muitos casos os indivíduos criam a crença de perda, como se acreditassem que ao dar um fim, a aquele relacionamento estarão dando um fim a sua felicidade. O que de fato não é verdadeiro. Como falamos no presente texto, são inúmeras as questões ao qual um individuo se mantem em um relacionamento abusivo. E como não existe uma regra clara para todos os fatos, os mesmos são muitos relativos, pois cada individuo é único, e cada um possuem suas particularidades.

O apoio emocional e psicológico feito juntamente com um Psicólogo, tem papel importante para junto com as vitimas trabalhar as situações vividas, ajudando-os assim nessa analise da situação, e na intervenção do que pode ser feito em relação a toda a situação. O individuo busca ajuda de como ele poder agir perante a toda situação, no apoio psicológico, o mesmo encontra ajuda para situações vividas e muitas vezes, para os presentes traumas causados.

As marcas presentes, deixadas nesse individuo podem ser mudadas, o ser humano é capaz de mudar essa situação, de superar, de se trabalhar internamente, de observar novas possibilidades de vida, novas atividades, novas pessoas, novas dinâmicas interessantes para si próprio. Tudo isso pode ser analisado juntamente com um Psicólogo.

O Psicólogo pode juntamente com esse individuo assim trabalhar todas essas possibilidades e lhe mostrando quantas outras possibilidades ainda lhe restam. Assim usando a resiliência a favor desse individuo, ou seja trabalhando  junto com esse individuo para que o e mesmo possa lidar com seus problemas, e se adaptar as novas mudanças ao qual esta vivendo nesse momento.

Ao presente assunto aqui falado, deixo-lhes uma pequena reflexão: "O primeiro caso de amor que devemos consumar de modo bem sucedido é o romance conosco mesmos. Só depois é que estamos prontos para uma relação com outra pessoa. Se não me sentir capaz de ser amado, acharei um modo de sabotar a minha felicidade. Porque sentirei que não a mereço". BRANDEN,1997(IN RANGÉ,2001)

 

Shandara Corrér

Psicóloga Clinica CRP-MT 18/03572

Formada pela Unic Universidade de Cuiabá, com ênfase em Psicologia Clinica.

Com abordagem em Terapia Familiar Sistêmica.

Realiza atendimento Individual com crianças-adolescentes e adultos  na clinica de Psicologia Acolher.