RONDONÓPOLIS

Baixa procura por vacina contra a gripe preocupa

Público prioritário não tem comparecido às unidades de Saúde para a imunização; campanha continua

por De Rondonópolis - Robson Morais

20 de Maio de 2019, 14h27

Baixa procura por vacina contra a gripe preocupa
Baixa procura por vacina contra a gripe preocupa

Em nota, a Prefeitura de Rondonópolis alertou para a baixa procura dos grupos prioritários pela vacina contra a gripe no município. Crianças, trabalhadores da área de saúde e professores de ensino básico e superior -, público-alvo da campanha nacional, não tem procurado as unidades de Saúde para aderir à imunização.

"Esses grupos não estão comparecendo para receber a dose, o que é preocupante, conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Magda Rosa. A profissional frisa que a ausência desses públicos às unidades de saúde é grave, já que a gripe pode matar", informa a Prefeitura em nota.

Números

Conforme o divulgado, somente 57,77% da parcela de professores, 62,48% das crianças e 74,62% dos trabalhadores da saúde tomaram a dose. O índice é considerado muito pequeno.

Mapa da parcial mais recente da cobertura vacinal no município, disponibilizado na última sexta-feira (17), aponta que lideram a frequência para tomar a vacina as puérberas - que já atingiram 100% da meta para esse nicho -, seguidas das gestantes, com 91,27%, dos idosos, que estão com 94,48% e dos portadores de doenças crônicas, cuja adesão é de 84,22%.

Campanha continua

Faltando 11 dias para o fim da mobilização nacional, a Prefeitura alerta para a importância da vacinação. Considerando o grupo prioritário completo, ao todo já a campanha já atingiu 80,69% da meta estipulada, o que corresponde a 46.412 doses aplicadas.

As unidades de saúde em Rondonópolis estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17 horas. A campanha contra a gripe termina em 31 de maio.