RONDONÓPOLIS

Reunião na Câmara pode definir situação da UTI

Nesta semana, Santa Casa anunciou transferência de pacientes e nova paralisação dos serviços por falta de pagamento

por Robson Morais

12 de Julho de 2018, 08h22

Reunião na Câmara pode definir situação da UTI
Reunião na Câmara pode definir situação da UTI

Vereadores da Câmara de Rondonópolis e equipes da Secretaria Municipal de Saúde se reúnem nesta quinta-feira, 12, para definir o futuro da Santa Casa do município. Sem receber os recursos de competência do Estado, o hospital filantrópico se prepara para fechar as portas da UTI pediátrica mais uma vez. O encontro será ás 11h e deve contar com representantes do Polo Regional de Saúde, Santa Casa, Secretaria de Saúde do município, vereadores e Ministério Público.

Hélio Pichioni -PSD, vereador e também é médico da Santa Casa, lembrou que o problema é grave. Ele disse que além dos repasses ao hospital que há meses estão atrasados, houve também uma diminuição nos valores que o hospital recebe.  "Antes o valor era R$ 1,5 mil e nos últimos meses estão pagando R$1,3 mil e dessa forma a nossa conta não fecha", destacou.

Nova paralisação

Nesta semana, a Santa Casa de Rondonópolis confirmou que se prepara para novamente para uma paralisação. Dois pacientes da UTI pediátrica deverão ser transferidos e a ala não receberá novas crianças. O motivo, velho conhecido: falta de repasses dos Governo do Estado.

Segundo a Santa Casa, os médicos estão com salários em atraso e desde janeiro deste ano o Estado não faz o repasse devido. Em junho, os profissionais atuantes no hospital haviam comunicado a paralisação dos serviços a partir de 15 de julho caso não regularizada a situação.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o atraso. Informou, porém, a publicação da portaria que autoriza toda a regularização, com previsão de pagamentos na próxima semana.