RONDONÓPOLIS

Serviços de Cidadania atrai milhares de pessoas à Caravana da Transformação

Iniciativa da Prefeitura chega para somar em evento do Estado, que encerra dia 17

por GazetaMT

07 de Dezembro de 2017, 14h21

Serviços de Cidadania atrai milhares de pessoas à Caravana da Transformação
Serviços de Cidadania atrai milhares de pessoas à Caravana da Transformação

Mais de 10 mil pessoas já passaram pela 11ª edição da Caravana da Transformação entre domingo (3) e quarta-feira (6) em Rondonópolis. A estimativa da organização do evento para esta quinta-feira (7) é de cinco mil pessoas, já que além dos procedimentos oftalmológicos é o primeiro dia de atendimentos da Cidadania que segue até sábado (9). 

O prefeito Zé Carlos do Pátio, que chegou por volta das 5h desta quinta-feira (7) ao evento, avaliou os resultados alcançados nos dias da Caravana da Transformação.

"Até agora os dados foram muito positivos, foram mais de 22 mil procedimentos, cerca de quatro mil consultas e quase 2 mil cirurgias. Nós vamos bater o recorde da história de Mato Grosso do mutirão da cidadania. quero agradecer ao Governo do Estado pelo apoio que está dando Rondonópolis," destacou o prefeito.

A partir desta quinta (7) estão sendo oferecidos mais de 60 serviços de cidadania. "Rondonópolis está batendo o recorde na Caravana da Transformação, isso demonstra que a população está acreditando nesta ação. Estão sendo ofertados todo tipo de documentação, RG, CPF 1ª e 2ª via, solicitação da segunda via de certidão, cursos gratuitos em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis na área de embelezamento, corte de cabelo, design de sobrancelha, serviços como o Pai Presente," destacou o coordenador das Ações de Cidadania da Caravana da Transformação Juliano Rabelo.

Os serviços mais procurados são a emissão dos documentos de RG e CPF. "A procura por RG foi muito grande. Por volta das 5h, já haviam 300 pessoas procurando por essa oferta e conseguimos atender 250. Sexta-feira e sábado vamos estar atendendo e fazendo o possível para diminuir a demanda em Rondonópolis," ressaltou Juliano.

Para solicitar a emissão do documento são necessários a certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3x4. Com a exigência do documento para matricula nas escolas, muitas mães aproveitaram a oportunidade e levaram os filhos para solicitar a primeira carteira identidade.

Um exemplo é a jovem Bruna Renata, 23 anos, que levou a filha Manuela, 03 anos. "É uma ótima oportunidade, é bom ter o documento para criança viajar e para matricular na escola, algumas já estão exigindo outras não. Mas é bom precaver e se for preciso já ter em mãos," ressaltou a mãe.

Durante os três dias que serão ofertados mais de 60 serviços de Cidadania, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará no evento realizando o cadastro e a atualização do CadÚnico que é importante para benefícios como  o Bolsa Família.

"Esta é uma oportunidade para as famílias que ainda não possui ou que não atualizaram o CadÚnico. Importante alertar que temos mais de 3 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família que ainda não compareceram para atualizar, o prazo encerra em janeiro e vão perder o benefício. Vamos aproveitar os três dias de mutirão para atualizar essa situação cadastral," mencionou a secretária municipal Márcia Rotili.