Rondonópolis

Vereadores aprovam PL para a construção de abrigo de animais

Secretário do Meio Ambiente de Rondonópolis fala da importância do projeto aprovado ontem na Câmara Municipal

por

16 de Julho de 2015, 09h13

Vereadores aprovam PL para a construção de abrigo de animais
Vereadores aprovam PL para a construção de abrigo de animais

Adonias Fernandes, vereador e presidente da comissão de orçamento da casa, foi um dos parlamentares que elogiou a iniciativa. Foto - Luan Dourado

Na sessão ordinária da tarde de ontem (quarta-feira, 15) na Câmara Municipal de Vereadores em Rondonópolis, o vereador Adonias Fernandes elogiou a iniciativa do prefeito Percival Muniz que, por meio de um Projeto de Lei, conseguirá implantar um abrigo municipal para animais abandonados.

"Isso é saúde pública. Esse será o primeiro abrigo municipal para animais abandonados no centro-oeste!", disse Adonias. Quem também acompanhou o parecer favorável do parlamentar e parabenizou o projeto foi o vereador Ibrahim Zaher.

O Projeto de Lei 134/2015, votado em regime de urgência, autorizou a abertura de um crédito especial de R$ 1.442.000 (um milhão, quatrocentos e quarenta e dois mil reais) destinado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está se responsabilizando pela obra. O abrigo será construído ao lado do centro de zoonoses, na região do Novo Recreio, às margens da MT-130, que liga Rondonópolis a Poxoréo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, comentou a decisão de ontem. Para ele, com a construção do abrigo será possível aplicar uma política pública eficaz no combate ao abandono. "Atualmente, diversos membros de ONGs acabam acolhendo esses animais em suas próprias casas, com esse abrigo a gente conseguirá fornecer muito mais dignidade no recolhimento desses animais", comenta Lindomar.

Ainda segundo o secretário, é comum ver gente abandonando crias de animas domésticos no horto florestal. Depois, alguns visitantes acabam alimentando essas crias, completando assim um círculo vicioso de abandono. No abrigo, "vamos estabelecer a política de castração e uma metodologia de doação desses animais, já devidamente vermifugados e castrados", completa.

A matéria foi aprovada na comissão de orçamento e na votação conseguiu 19 votos favoráveis e apenas uma abstenção.