safra

Mato grosso continua na liderança de produção de grãos sendo o maior produtor do país

Estado lidera com larga vantagem produção de soja, milho e algodão e é o maior produtor de grãos do país

por Da redação com G1

14 de Outubro de 2019, 08h07

Mato grosso continua na liderança de produção de grãos sendo o maior produtor do país
Mato grosso continua na liderança de produção de grãos sendo o maior produtor do país

Mato Grosso continua liderando a produção nacional de grãos, com larga vantagem em relação aos outros estados. A produção estimada é de 67,9 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020, segundo o último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na quinta-feira (10).

Nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura, o G1 vai publicar uma série de reportagens sobre agricultura.

Produção de soja

As principais culturas são soja, milho e algodão. Na última safra foram produzidas 67,3 milhões de toneladas colhidas e nesta safra, devem ser 67,9 milhões.

A produção brasileira estimada é de 245,8 milhões de toneladas e Mato Grosso é responsável por mais de 27% desse total. A safra está em fase de plantio.

A produção de soja deve ser 2% superior à última safra, quando foram colhidas 32,4 milhões de toneladas e agora o levantamento aponta 33,1 milhões.

Nesta safra devem ser produzidas 31.241 milhões de toneladas de milho. Na safra passada foram colhidas 31,3 milhões.

Já a produção de algodão deve ter uma pequena queda, de 1,1%. A previsão é colher mais de 1,7 milhões de toneladas da pluma.

Mato Grosso e a Bahia continuam sendo os principais produtores de algodão, com uma área estimada em 1.092,8 mil hectares e 349,9 mil hectares, respectivamente, e, juntos, deverão contribuir com mais de 88% da produção estimada para a cotonicultura nesta safra.

De acordo com a Conab, a temporada 2019/20 deve registrar a segunda maior produtividade média da série histórica.