SAÚDE

Instituto Gerir deve continuar com o Hospital Regional de Rondonópolis

Chamamento público da SES teve entidade como única interessada; avaliação sai na próxima semana

por Robson Morais

21 de Fevereiro de 2018, 11h14

Instituto Gerir deve continuar com o Hospital Regional de Rondonópolis
Instituto Gerir deve continuar com o Hospital Regional de Rondonópolis

Desde o dia 1 de outubro de 2017, o Instituo Gerir segue frente à administração do Hospital Regional de Rondonópolis. A previsão, à época, era de administração em caráter emergencial com prazo previsto de 6 meses. Nesta semana, em um chamamento público feito pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso -SES, a entidade foi a única interessada pela gestão.

O chamamento, explica a SES, cumpre o trâmite anteriormente estabelecido. Quando da contratação do Instituo Gerir em caráter emergencial, houve dispensa de licitação (nº 030/2017), publicada no Diário Oficial do Estado, na edição do dia 6 de outubro de 2017. Entre outubro de 2017 e março de 2018, a previsão de valor do contrato era de R$ 4,6 milhões, custeados pelo Governo de Mato Grosso. O Hospital atende aos 19 municípios da região Sul do Estado.

"De acordo com cronograma estabelecido, em Rondonópolis foi feito o chamamento público para que uma Organização Social de Saúde -OSS assuma a administração do Hospital Regional de Rondonópolis. Os dois envelopes apresentados por uma empresa interessada já foram abertos; o primeiro contendo a documentação jurídica e, o segundo, a documentação técnica, que está sendo analisada pela comissão interna da Secretaria de Estado de Saúde -SES. O resultado dessa avaliação deve ser divulgado na próxima semana", informou a SES em nota enviada à reportagem. A empresa referida é o Instituto Gerir.

O instituto Gerir substituiu a Sociedade Beneficente São Camilo, sem condições de se manter frente à gestão do Hospital Regional, a qual mantinha desde 2011.

O instituto

Em Mato Grosso, além de Rondonópolis, o Instituto Gerir administra, desde o dia 1 de dezembro de 2017 o Hospital Regional de Sinop. A entidade é responsável, ainda, pela administração de hospitais em outros cinco estados: Goiás, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Em relação ao Hospital Regional de Sinop, a SES informa que equipes da secretaria-adjunta de Gestão Hospitalar estão finalizando os trabalhos para definir o perfil assistencial do hospital e os custos. A previsão é que em 15 dias seja publicado o edital para outro chamamento público ao qual se habilitarão as empresas interessadas. O Instituto Gerir também assumiu a unidade em caráter emergencial.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Gerir, solicitando informações sobre os valores do novo contrato e cumprimento dos repasses de responsabilidade do Governo do Estado. A entidade não quis se manifestar.

Em resposta à solicitação, pediu que fossem repassadas as perguntas ao Governo do Estado.