11 de Jan. de 2012 às 15:21

Saúde alerta população para as doenças comuns no período chuvoso

Leptospirose, leishmaniose e dengue são as principais doenças que se alastram no tempo de chuva

JOSIELI ARAÚJO

População deve evidar o contato com a água de inundações e enchentesA população tem que estar em alerta para o tempo chuvoso devido ao aumento de doenças transmissíveis, especialmente, nesta época do ano. O Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para tomar cuidados com as doenças como leptospirose, leishmaniose e dengue. De acordo com a Secretaria a melhor forma de prevenir contra essas doenças é evitar o contato com águas de inundação, lama e outros resíduos que ficam nas casas depois de enchentes e alagamentos.

O presidente do Comitê de Combate de Mobilização de Dengue, Juliano Carneiro, reforça que a intenção é conscientizar a comunidade de que exercer a cidadania é promover a saúde coletiva para evitar a proliferação de insetos vetores. Os profissionais distribuem material educativo, desenvolvem o tratamento químico focal e orientam a população sobre os meios de prevenção das doenças com a proposta de mostrar as famílias os perigos das doenças e a necessidade da prevenção.

Ainda informa o Comitê, caso ocorra inundações em residências é necessário fazer uma limpeza do ambiente atingido pela água e lama. A água sanitária é indicada para a limpeza dos locais contaminados. O uso indicado pelo Ministério da Saúde é de um litro de água sanitária para mil litros de água.

"Caso haja contaminação procure imediatamente uma unidade do Programa de Saúde da Família - PSF", completa Juliano.

 

Sintomas das principais doenças

 

Dengue: Em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Leptospirose: A leptospirose apresenta sintomas semelhantes aos da gripe e da dengue, ou seja, é comum os pacientes apresentarem febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente na panturrilha). Também podem aparecer sintomas como vômitos, diarreia e tosse. 

Leishmaniose: Os sintomas variam de acordo com o tipo da leishmaniose. No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta. Há também a possibilidade de sua manifestação de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso.

 

(Com informações da assessoria)

 

Comente:

seja o primeiro a comentar

Publicidade:

Publicidade: