Segurança

ALL realiza campanha de segurança em passagens de nível na região

Na primeira quinzena de janeiro, a campanha foi realizada nos municípios de Alto Araguaia (MT) e Aparecida do Taboado (MS)

por GazetaMT

26 de Janeiro de 2015, 14h31

ALL realiza campanha de segurança em passagens de nível na região
ALL realiza campanha de segurança em passagens de nível na região

P ara minimizar o risco de acidentes nos cruzamentos com a ferrovia, a América Latina Logística (ALL), maior operadora logística com base ferroviária do país, promove contínuas campanhas de segurança nos principais municípios onde há circulação ferroviária. A ação envolve distribuição de panfletos com dicas sobre uma transposição segura para motoristas, motociclistas e pedestres.

Na primeira quinzena de janeiro, a campanha foi realizada nos municípios de Alto Araguaia (MT) e Aparecida do Taboado (MS), nas proximidades das principais passagens de nível (PNs) - locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as vias tradicionais – e buscou orientar os transeuntes sobre os cuidados necessários ao cruzar a linha férrea. Outros municípios que compreendem a Unidade de Produção Centro-Oeste também devem receber a campanha nos próximos meses.

“Em Alto Araguaia nós focamos dois pontos com maior movimentação de pessoas nas PNs. Durante a abordagem damos orientações sobre os riscos de não obedecer às sinalizações e entregamos material informativo sobre segurança”, explicou a responsável pelo programa na região, Josiane Rodrigues.

Em Rondonópolis, de acordo com Josiane, a circulação nas passagens de nível se concentram em zonas rurais, pelo fato da ferrovia estar distante da área urbana da cidade. A ação no município ainda está sendo programada e deve ocorrer nas próximas semanas.

Lei de Trânsito - De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira. Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Dicas de segurança:

- Ao se aproximar da ferrovia, pare, olhe e escute e só depois siga em frente;

- Ao ouvir o apito do trem, fique atento, pois este é o sinal de que ele está se aproximando;

- A linha férrea é sempre preferencial. Não parar antes de cruzá-la é infração sujeita a perda de 7 pontos na carteira;

- Nunca estacione perto da linha férrea e nem aguarde a passagem do trem muito próximo ao trilho;

- Jamais dirija sob efeito de álcool ou drogas;

- Redobre a atenção em caso de neblina ou vidros embaçados;

- Não permita que seus filhos brinquem ou caminhem sobre os trilhos;

- A prática do surf ferroviário é proibida e pode levar à morte. Denuncie se identificar pessoas clandestinas nos vagões.