Sem noção

Presidente da AMM cobra que TCE seja conivente com erros de prefeitos

por GazetaMT

12 de Agosto de 2019, 09h00

Presidente da AMM cobra que TCE seja conivente com erros de prefeitos
Presidente da AMM cobra que TCE seja conivente com erros de prefeitos

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, fez uma firmação no mínimo controversa na semana passada, ao cobrar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), utilize os mesmos "critérios" utilizados para o julgamento das contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB), que receberam parecer favorável da Corte de Contas, apesar de conter inúmeras irregularidades.

Ao invés de se indignar com a decisão, como bem o fez o atual governador Mauro Mendes (DEM), Fraga preferiu cobrar que o TCE cometa os mesmos erros quando for julgar contas de prefeitos do estado. "Não estou querendo dizer que o TCE deveria ter reprovado as contas do ex-governador Taques e de outros governadores, que tiveram algumas irregularidades, mas o que esperamos é que o tratamento aos municípios, seja o mesmo utilizado nas contas do estado", afirmou o presidente da AMM.

Para os membros do TCE, o ex-governador colocou a culpa de seus erros e irregularidades cometidas, algumas graves e outras insanáveis, à crise econômica que o país passou, se eximindo de seus erros e terceirizando os motivos de seu fracasso como gestor.

Ao pedir que o TCE aja com isonomia e julgue os casos sempre usando os mesmos critérios, o texto da lei, o presidente da entidade que representa os prefeitos das cidades do estado está certo, certíssimo, mas ao cobrar que o órgão "passe pano" para os erros dos gestores municipais, ele está errado, e muito!

É claro que a decisão do TCE de aprovar as contas de Taques, mesmo com tantos erros e irregularidades, é um erro crasso da Corte de Contas, e isso tem que ser repudiado por todos os cidadãos conscientes do estado, mas daí a cobrar que os erros dos prefeitos sejam perdoados é algo tão errado quanto o erro do TCE.

O Buxixo vai ficar de olho...